Agenda cultural de 17 a 23/06

Música, desenho, teatro e cinema… Tudo isso e muito mais você encontra na Cultural Post. Confira todos os eventos culturais de Maringá.

  • Música, desenho, teatro e cinema… Tudo isso e muito mais você encontra na Cultural Post. Confira todos os eventos culturais de Maringá.

    Rap nacional

    O projeto “Indexsonnora convida” traz para a cidade neste sábado (18) shows dos rappers GOG (Brasília / DF) e Dexter (São Paulo / SP), reconhecidos nacionalmente. Também sobe ao palco o DJ Ed Groove, de Londrina, e o próprio Indexsonnora, grupo que existe desde 2006 em Maringá. O evento acontece a partir das 18h na Praça da Prefeitura, de graça, e faz parte de um projeto realizado pela IDX Produções Artísticas, em parceria com a 2 Coelhos Comunicação e Cultura.

    Mais informações: www.instagram.com.br/indexsonnora.oficial

    Estreia

    Foto: Renato Domingos

    Neste sábado estreia o espetáculo teatral “Affectus”, solo de Vanderlei Junior, que além de estar em cena, também assina a iluminação, dramaturgia e produção. O músico e compositor Eduardo Carvalho é responsável por acrescentar sonoridades, por meio de uma estrutura de espacialização do som e músicas autorais. A peça fica em cartaz aos sábados, domingos e segundas até o dia 27/06, sempre às 20h, no Teatro Barracão, em Maringá. Nos dias 25 e 26 haverá interpretação em Libras. A entrada é gratuita, mas o público de cada sessão é limitado a 50 pessoas. Classificação Indicativa: 10 anos

    O principal objetivo é levar pra cena uma outra perspectiva das relações homoafetivas, que se afasta de uma visão estereotipada e vazia sobre a comunidade LGBTQIA+ e suas relações afetivas. De forma intimista e interativa, o espetáculo passeia por temas como o primeiro amor, as relações líquidas, o desejo, a expectativa, a frustração e as despedidas.

    Ilustração

    Foto: Renato Domingos

    Pelo jeito, o Fima – Festival de Ilustração de Maringá – veio para ficar. A segunda edição vai acontecer entre os dias 20 e 26 de junho e a terceira foi contemplada recentemente em um novo edital do Prêmio Aniceto Matti.

    Idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano, o Fima traz atividades gratuitas, a maior parte delas no formato online, disponibilizadas no YouTube. São seis palestras (acessíveis em Libras), três workshops, uma análise de portfólio, uma apresentação sobre processo criativo e uma exposição presencial de Soraya Tory, que já está montada e abre oficialmente dia 20 no CAC – Centro de Ação Cultural (Av. XV de Novembro, 514, do ladinho da Prefeitura). Para este ano as inscrições para workshops e análise de portfólio já estão abertas e quase esgotadas. Para conhecer toda a programação e se inscrever, basta acessar o site do evento (www.fima.com.br) ou o instagram @festivalfima.

    Convite ao Teatro

    Foto: Lafaiete do Vale

    O palhaço Ritalino, de Londrina, encerra sua participação no projeto Convite ao Teatro nesta sexta-feira. Ele apresenta o solo “In Concertina” às 20h no Teatro Barracão, de graça.

    No espetáculo, o palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical, realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino inicia uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico.

    Concerto

    Foto: Elaine Kumano

    Juliana Bischoff e Cinthia Ruivo se apresentam nesta sexta (17) às 19h30 na Sala Joubert de Carvalho, nas instalações do CAC. O concerto “Mulheres Brasileiras na música” traz um duo de piano e voz com o intuito de mostrar à comunidade maringaense e da região o repertório erudito nacional produzido por mulheres. Serão apresentadas tanto peças de piano solo, quanto peças de piano e voz que abordam temas relacionados ao cotidiano e a vida, como amores, solidão, saudade e outros.

    Convite ao Cinema

    O projeto Convite ao Cinema desta semana será, excepcionalmente, no CAC – Centro de Ação Cultural. O filme exibido neste sábado (18) a partir das 20h é o italiano “A classe operária vai ao paraíso” (Elio Petri / 1971). A entrada é gratuita e classificação indicativa 18 anos. Após a exibição há o debate conduzido pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo. O Convite ao Cinema é uma realização da Secretaria de Cultura.

    Sobre o filme, Campagnolo diz: “Num dos grandes filmes do celebrado cinema político italiano, o diretor Elio Petri (do formidável “Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita”, de 1970) disseca as engrenagens da relação do trabalho com o capitalismo, através de Lulu Massa (um vibrante Gian Maria Volonté), um operário de uma fábrica, que paga por peça, altamente produtivo. Depois de perder um dedo num acidente de trabalho, ele adquire uma nova consciência sobre a sua condição e de seus colegas, num impasse ideológico – dividido entre a sociedade de consumo, a condição de mera ferramenta no processo de produção e o movimento sindical. Vencedor do prêmio principal em Cannes/1972 (empatado com outro drama político italiano, “O caso Mattei”, do grande Francesco Rosi), numa espécie de “barbada” (muito justa, aliás), uma vez que o Presidente do Júri naquele ano foi o grande Joseph Losey, diretor americano que foi perseguido pelo Caça às Bruxas, promovido pelo Senador Joseph McCarthy, contra os comunistas”.

    Camerata

    Todos os domingos uma Camerata regida pelo maestro Davi Oliveira tem se apresentado no Eurogarden a partir das 17h. A ideia é oferecer um concerto ao público, enquanto todos prestigiam a bela vista do pôr do sol que o local oferece. Neste domingo tem apresentação também. A entrada é gratuita.

    Prêmio

    Últimos dias para se inscrever no Prêmio Ressignifica Dança. As inscrições ficam abertas só até o dia 23/06 e podem ser feitas pelo site do projeto (www.premioressignificadanca.com.br).

    O Prêmio Ressignifica Dança é uma mostra competitiva com programação didática (oficinas) envolvendo os segmentos Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Jazz Dance, de forma gratuita, com o intuito de promover, valorizar e divulgar a dança na cidade de Maringá e região.

    A competição acontece nos dias 20 e 21 de agosto no Teatro Reviver Magó. Será dividida por gêneros, subgêneros e categorias, sendo avaliada pelos jurados da competência em questão, com premiações de 1º, 2º e 3º lugares por meio de sistema de notas, avaliação comentada e premiação especial em dinheiro para destaques (bailarina, bailarino, coreógrafo destaque e grupo destaque). Já a programação didática (oficinas) será realizada no Centro de Ação Cultural de Maringá – CAC, localizado à Av. XV de Novembro, 514, centro (ao lado da Prefeitura).

    Culturama

    O Ateliê Culturama divulga a programação para este fim de semana. No sábado das 17h às 19h tem oficina de produção de máscaras em papel machê, ministrada por Isabelle Baritot, artista plástica, arte educadora e arteterapeuta, há 30 anos apaixonada pela técnica do papel machê e papietagem, com a qual produz peças totalmente autorais e sustentáveis. Ela chegou há poucos meses na cidade, vinda do Rio de Janeiro, onde trabalhava muito com essas técnicas. As inscrições custam R$ 80 e podem ser feitas preenchendo o formulário através deste LINK.

    Também neste sábado no Culturama tem nova apresentação de “A fantástica fábrica de atrocidades”, de Leonardo Fabiano, com ingressos a R$ 20. A apresentação é às 20h e o endereço é Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, 147.

    Show de Lançamento

    A banda Sinombre faz show dia 24 no Teatro Reviver Magó, para lançar o primeiro CD de músicas autorais. Outros shows gratuitos serão realizados para distribuir o álbum, que conta com capa e ilustrações de Amanda Fahur. O trabalho também pode ser ouvido em todas as plataformas digitais.

    Formada pelos músicos Bruno Henrique Meneghetti (vocal/baixo), Nilton Ribeiro (guitarra/vocais) e Guilherme Kogler (bateria), a banda surgiu em 2020, a partir do desejo de exprimir as experiências cotidianas em música, o dia a dia em seus mais singelos e internos momentos, devaneios, desejos, vícios e frustrações. Valorizando a trivialidade, o primeiro álbum homônimo do grupo reverencia o simples e o banal, que tanto contribuem na coesão social e conexão afetiva, fontes imediatas da arte contemporânea.

    Serviço:

    Shows dias 24/06 no Teatro Reviver Magó, 09 e 30/07 no CAC, sempre às 20h com entrada gratuita e classificação livre. A distribuição do CD também é gratuita.

    Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no Instagram.

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

    Comentários estão fechados.