Maringá Post
Maringá Post - Notícias de Maringá e Região - O portal oferece as últimas notícias e novidades. Independente, sempre.

Gestão de pessoas 5.0

A gestão de pessoas 5.0 visa o desenvolvimento profissional, a melhoria do ambiente de trabalho e priorizar a qualidade de vida.

  • A gestão de pessoas 5.0 visa o desenvolvimento profissional, a melhoria do ambiente de trabalho e priorizar a qualidade de vida.
    Foto: Freepik / Vetor criado por @rawpixel.com

    A área de Recursos Humanos, assim como outras áreas, foi impactada pela internet e pelas novas tecnologias. Agora estamos vivendo um momento de revolução: o RH 5.0, também podemos chamar de gestão de pessoas 5.0, uma vez que o principal foco dessa nova versão dos Recursos Humanos é nas pessoas e nos colaboradores.

    Tradicionalmente, o setor de RH estava vinculado à esfera operacional das empresas, cuidando das burocracias relacionadas às folhas de pagamento, contratos, treinamentos, entre outros. O RH  acompanhou o desenvolvimento do mercado e com o advento de recursos digitais foi possível otimizar esses processos através de ferramentas, portanto esse setor não é mais apenas um apoio para os processos administrativos da empresa, mas sim uma peça central e importante para todas as tomadas de decisão da organização, gerenciando o capital mais importante de qualquer negócio: o capital humano.

    Com a otimização das tarefas citadas acima, a área de Recursos Humanos tem mais tempo para se dedicar exclusivamente às estratégias para a gestão de pessoas, acompanhando cada colaborador em sua jornada na empresa, visando o desenvolvimento profissional e a melhoria do ambiente de trabalho.

    A pandemia nos mostrou a importância de focar e priorizar a saúde física e mental dos colaboradores. Dentro desse cenário, o RH e a gestão de pessoas 5.0 é ainda mais efetiva por focar estrategicamente nas pessoas, tornando as empresas mais inclusivas e focadas no bem-estar de todos os stakeholders.

    O RH estratégico é essencial para empresas que desejam otimizar processos, uso da tecnologia, dados e indicadores e qualquer outro fator que auxiliará no crescimento da empresa. Esse modelo de gestão enxerga os profissionais de maneira estratégica, incentivando que os colaboradores sejam ativos na empresa, proporcionando diálogos abertos e feedbacks que impactam diretamente na produtividade e na entrega de resultados.

    Implementar a gestão de pessoas 5.0 é proporcionar ao colaborador o sentimento de pertencimento, de reconhecimento, é priorizar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. É utilizar o capital humano da empresa de maneira eficiente, conquistando melhores resultados para a empresa e para os colaboradores.

    Além disso, com essa gestão estratégica, a empresa consegue alinhar a cultura da empresa e implementar plano de cargos e salários, resultando em colaboradores mais felizes com o seu trabalho, agregando valor à cultura organizacional do empreendimento.

    Seja qual for o tamanho da empresa ou área de atuação. Em um mercado que sinaliza ambiguidades econômicas, ter uma gestão de pessoas eficientes pode fazer a diferença entre frutificar ou apenas sobreviver. Investir na sua gestão de pessoas e em sua equipe de colaboradores é a certeza de um futuro bem sucedido, para a empresa e para o profissional.

    No momento em que vivemos, implementar a gestão de pessoas 5.0 se tornou essencial para empresas que desejam crescer, alcançar uma alta rentabilidade e/ou  ser bem sucedida. A sua empresa já está focada na gestão dos seus colaboradores?

    Comentários estão fechados.