Agenda cultural de 27/05 a 02/06

Compartilhar

Teatro, contação de histórias, oficinas, cinema e música… Tudo isso e muito mais você encontra na Coluna Cultural Post.

Convite ao Teatro

Foto: Ana Sotoriva

Nessa sexta-feira (27) o Convite ao Teatro recebe a segunda apresentação do “Banquete de Obscenidades”, solo performativo de Aline Luppi Grossi para maiores de 18 anos. A apresentação começa às 20h no Teatro Barracão com entrada gratuita.

Nesta ação, o público é recebido pela atriz vestida com um avental, montando uma mesa com massas de cueca virada e suco de uva. O ambiente lembra os bastidores de um programa de culinária. A ação consiste no preparo da massa de pão, em que cada ingrediente é trocado por dados de feminicídio no Brasil. Ela sova a massa enquanto elenca os nomes dados à vagina e cria moldes que lembram o órgão sexual, inclusive moldados no próprio corpo, conversando com a plateia sobre os temas levantados, até fritar a iguaria e finalizar a ação.

A última apresentação é na semana que vem, dia 03/06.

Contação de histórias

Ainda dá para prestigiar o projeto Convite à Contação de Histórias, organizado por Danilo Furlan, que está ele mesmo contando uma história inédita. “O Menino Planeta Z” une passado e futuro em histórias que nos farão pensar o presente. Veja abaixo datas, horários e locais de apresentação.

Próximas apresentações:

Dia 27 às 9h30 e às 14h na Biblioteca Municipal Palmeiras

Dia 30 às 9h30 e às 14h na Biblioteca Municipal Operária

Dia 31 às 9h30 e às 14h na Biblioteca Municipal Alvorada

Dia 02/06 às 9h30 e às 14h na Biblioteca Municipal Mandacaru

É tudo gratuito e com classificação livre. O projeto é realizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti e vem trazendo apresentações de contação de histórias nas bibliotecas municipais desde o mês de fevereiro.

Coletivo surdo

Foto: Alan Gaitarosso

O grupo Mundo nas Mãos, primeiro coletivo de teatro surdo de Maringá, estreia nos palcos com o espetáculo “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, adaptação de Bertolt Brecht. A apresentação é dia 28, às 20h no Teatro Barracão. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

A história narra a saga de um menino que acompanha um professor e um grupo de estudantes numa expedição às montanhas em busca de remédios e instruções e, no seu caso específico, em busca da cura para a doença da sua mãe. Nessa viagem ele se depara com a situação de ver posto em prática um velho costume que determina que quem não possa seguir viagem deve ser abandonado. A direção é de Alan Gaitarosso e Renan Parma.

O grupo foi formado em 2020 com objetivo de estudar o teatro a partir da perspectiva do surdo e montar trabalhos que possam contribuir para a difusão da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e da cultura surda em Maringá.

Oficina de colagem

A artista Elisa Riemer vai ministrar uma oficina de colagem intuitiva como atividade complementar à exposição Entre Corpos & Galáxias, contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti 2021.

A oficina será nos dias 6, 8 e 10 de junho, das 19h às 21h, no CAC – Centro de Ação Cultural, localizado à Av. XV de Novembro, 514, centro (próximo à Prefeitura de Maringá).

São 20 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição. A participação é totalmente gratuita, sendo apenas necessário levar alguns itens como tesoura, estilete (opcional) e uma ou mais revista para ser recortada.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jeVM533VC1nPh1JB8.

Será emitido certificado digital. E se você ainda não visitou a exposição, não perca tempo! Está chegando nos últimos dias. A expo fica em cartaz só até dia 10 de junho no CAC, agora com horários expandidos (não fecha mais para almoço, fica aberta das 9h às 17h de segunda a sexta e aos sábados das 10h às 16h).

Convite ao Cinema

Sábado passado, dia 21/05, o Convite ao Cinema não teve sessão devido a problemas técnicos. Por conta disso, foi mantida a mesma programação para este sábado com o filme “Dragões da violência”, de Samuel Fuller. A exibição é às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura), de graça, não recomendado para menores de 16 anos. Após o filme há debate conduzido pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo. Veja o que ele diz sobre o filme:

“Duas lendas do cinema num filme absolutamente selvagem e único. A estrela Barbara Stanwyck se encontra com o destemido Samuel Fuller para a realização de um western que quebrou as regras do gênero, impondo de forma audaciosa (e absolutamente moderna) uma personagem central feminina no “reino” do masculino. Barbara é Jessica Drummond, uma fazendeira impetuosa que comanda um grupo de 40 cowboys (daí o título original do filme: “Forty Guns”), no Condado de Cochise, no Arizona. Quando um oficial do Exército chega no lugar, acompanhado de dois irmãos, com um mandado de prisão para um dos pistoleiros de Jessica, ela começa a se apaixonar pelo homem da lei – contrariando seus instintos até então.

Com uma sequência inicial furiosa (que vai dar o tom do filme), a fotografia em preto e branco (num Cinemascope inesperado), diálogos de duplo sentido, humor no limite do obsceno, emoções descontroladas e um caráter decididamente sexual, em menos de 80 minutos (e com 10 dias de filmagens, note-se bem) Samuel Fuller dá vazão ao livre curso de suas ambições (que encontraria enorme respeito principalmente entre os franceses), com uma força narrativa magistral, um apuro formal deslumbrante, uma economia de meios que ajuda a favorecer a densidade da história e o ímpeto de um artista que não se deixou vencer pelo sistema hollywoodiano. Enfim, um trabalho visceral onde a violência vai moldar sofrimentos dolorosos, por força de sentimentos românticos e uma imprevisível ternura. E Barbara? Bem… Barbara é um verdadeiro assombro!”

Café

O Maringá Coffee Week segue até dia 29 difundindo a cultura do café especial. Diversas cafeterias da cidade estão oferecendo um menu composto por uma bebida e uma comida, a preço fixo e reduzido a R$16. É uma excelente oportunidade para fazer um tour pelos espaços maringaenses e saborear delícias, como de fato vem acontecendo. Não é nada difícil estar em dos cafés participantes e perceber outras pessoas em busca do menu do festival. No site estão disponíveis o cardápio e os endereços.

Informações: https://www.maringacoffeeweek.com.br/ ou no Instagram @manifestocafe.

Show

A Semana do Hip-Hop segue até dia 28 e terá como encerramento o show do rapper Rincon Sapiência, artista de destaque na cena musical brasileira. A apresentação é a partir de 21h30 na Vila Olímpica.

As letras do artista dão um passo à frente na denúncia ao racismo ao discutir sutilezas de sua estrutura, menos perceptíveis do que a discriminação racial explícita. Rincon também inovou na relação com a moda associada à cultura hip-hop.

Orquestra

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Maringá neste domingo. ”Clássicos Sertanejos” traz do erudito ao popular, passando pela música antiga e contemporânea.

No currículo da OSP já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras.

O evento é gratuito e acontece a partir de 18h no Parque Alfredo Nyffeler – Buracão.

Independente

Neste domingo (29) o ator Leonardo Fabiano realiza uma apresentação independente (ou seja, sem recursos de editais, dependendo de bilheteria), de seu mais recente trabalho teatral. “A Fantástica Fábrica de Atrocidades” será apresentada às 19h30 no Arena das Artes, com ingressos a R$ 20 vendidos antecipadamente.

A obra é dirigida por Fernando Ponce, com atuação solo de Leonardo Fabiano e participação musical de Barbara Bittencourt. Busca, por meio de uma dinâmica com parte da plateia, baseada no jogo clássico da dança das cadeiras, tensionar, por meio de uma grande alegoria, possíveis discussões acerca do período pandêmico que vivenciamos desde 2020. Através de enigmas, fábulas e conversas, a peça busca espelhar vivências da nossa realidade.

Oficina

O curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM e o projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro, em parceria com o espaço cultural Arena das Artes, realizam a oficina A Cena e o Texto – Experimentos Teatrais.

A oficina tem como objetivo a criação de cenas curtas a partir de fragmentos de texto. Deste modo, os/as estudantes serão inseridos/as em princípios que norteiam a iniciação à linguagem teatral, com ênfase na relação entre texto e cena.

As aulas serão ministradas por estudantes da UEM e acontecerão no Arena das Artes, localizado na Av. Dep. José Alves dos Santos, nº 4367. Nesta edição, as vagas são destinadas para jovens de 14 à 17 anos. A oficina é gratuita e oferece certificação.

As inscrições estão abertas até o dia 31/05 e podem ser feitas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/rmpYcxTmWW2d7CGJ7.

Graffiti

Nos dias 27, 28 e 29 de maio a Secretaria de Esporte e Lazer vai realizar o VIDA NOS MUROS: Festival Nacional de Graffiti de Maringá, nas dependências da Vila Olímpica (VO). Mais de 50 artistas do Brasil e também da Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile estarão participando.

O evento começa às 9h desta sexta-feira com os profissionais grafitando, a exemplo do que o produtor cultural e grafiteiro Marcelo Goto fez anos atrás com o Encontro de Graffiti, ali na parede do Ginásio Valdir Pinheiro.

Às 16h30 haverá um workshop de graffiti aberto à população (150 vagas, a partir de 5 anos de idade), no qual serão ensinadas técnicas de Graffiti e a população poderá praticar nas paredes da Vila. Além disso, haverá outras atividades, como apresentações artísticas, campeonato de skate, concurso de fotos e vídeos, etc.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no instagram @vidanosmuros.

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected].


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas