Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Na manhã desta terça-feira (19), moradores do Jardim França, em Sarandi, realizam um protesto contra a construção de uma cadeia pública no bairro. A manifestação incluiu o bloqueio da estrada Jaguaruna, via que também dá acesso ao distrito Vale Azul.
O novo presídio será construído pelo Governo do Estado, com capacidade para abrigar até 350 detentos, o que deve permitir a desativação da atual cadeia pública localizada no centro de Sarandi..
De acordo com informações do Pinga Fogo, o terreno escolhido para a construção da nova unidade prisional, com cerca de 20 mil metros quadrados, fica ao lado de dezenas de residências. No entanto, segundo os moradores, a prefeitura tomou a decisão de desapropriar a área sem consultar a comunidade.
Além disso, os manifestantes expressaram indignação pela falta de serviços públicos básicos no bairro, como posto de saúde, escola, abastecimento de água regular e rede de esgoto em condições adequadas.
De acordo com a Prefeitura de Sarandi, o terreno foi doado ao Governo do Estado após solicitação da Polícia Penal. A desapropriação foi aprovada pela Câmara Municipal, mas contou com dois votos contrários: dos vereadores Bianco (PT) e Thay Menegazze (PL).
Durante a sessão desta segunda-feira (18), a vereadora Thay criticou a falta de um estudo de impacto de vizinhança – exigido por lei nesse tipo de obra – e cobrou explicações sobre a origem dos recursos para a desapropriação.
Ela também apontou inconsistências no valor do metro quadrado previsto, afirmando que o montante seria superior ao pago em uma desapropriação feita na mesma região menos de dois anos atrás, durante as obras para um centro de eventos.
Os manifestantes também afirmam que o prefeito Carlos De Paula se recusa a dialogar com a comunidade e prometem novos protestos caso a decisão não seja revista.
Comentários estão fechados.