Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um projeto de lei quer propor que a Prefeitura de Maringá realize, anualmente, uma avaliação nutricional das crianças nas unidades escolares do município. O texto, que cria a “Diretriz Municipal Vida Ativa e Saudável”, tem o objetivo de estabelecer um programa de controle e prevenção da obesidade em crianças e adolescentes.
A lei é de autoria do vereador Odair Fogueteiro (PP) e será votada em primeira discussão nesta terça-feira (19). De acordo com o projeto, a avaliação deverá ocorrer em parceria com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), órgão do Ministério da Saúde.
Além da avaliação, o projeto também estabelece que as escolas da rede municipal ofereceram atividades pedagógicas aos estudantes, entre 7 e 18 anos de idade, sobre alimentação saudável, bem como a oferta regular de atividades físicas e a obrigatoriedade que os cardápios da merenda escolar sejam elaborados por nutricionistas, algo que já ocorre na rede municipal.
Ainda de acordo com o texto, caso alguma criança ou adolescente seja identificado com sobrepeso nas avaliações feitas nas escolas, a mesma deverá ser encaminhada, automaticamente, para os serviços de Saúde da Prefeitura. A previsão do projeto é de que a avaliação nutricional ocorra uma vez ao ano.
Comentários estão fechados.