Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Com trajes que simulam a idade média, o prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), vereadores e lideranças locais realizaram um evento teste do Festival Medieval, previsto para ser realizado na Cidade Canção em novembro de 2026. O simulado ocorreu na noite dessa quinta-feira (7), em um terreno nas proximidades dos Arautos do Evangelho.
De acordo com a Prefeitura, a festividade foi organizada pela Associação Cultural Lirius, empresas e sociedade civil. O evento também serviu para recepcionar a comitiva da cidade de Leiria que visitou a cidade.
Inspirado no tradicional festival da cidade portuguesa de Leiria, cidade-irmã de Maringá, o Festival Medieval de Maringá está programado para 6 a 8 de novembro de 2026, com atrações de gastronomia, arte e história. O evento celebrará os laços culturais com Portugal e impulsionará o turismo em Maringá e região.
Durante o evento de lançamento do Festival, a Prefeitura assinou a portaria que instituiu a Comissão Organizadora do evento, que terá participação da sociedade civil organizada e de conselhos municipais. A comissão terá caráter consultivo e acompanhará todas as etapas do festival.
O prefeito Silvio Barros anunciou que será lançado um edital para contratação de artistas locais para o Festival Medieval. Na programação, também haverá a participação do setor gastronômico e de artesanato.
Durante o evento, o prefeito Silvio Barros também anunciou a criação do Parque Português, atrativo turístico que será construído em um terreno do município de 18 mil metros quadrados na região do Eurogarden e reunirá elementos arquitetônicos e grandes jardins europeus que remetem à cultura portuguesa.
A organização do Festival Medieval 2026 ocorrerá em parceria com a Associação Cultural Lirius, reconhecida por mais de 20 anos por sua atuação em espetáculos épicos de grande porte, além de parceria com empresas e sociedade civil organizada. A proposta é construir um evento de forma colaborativa, que fortaleça a participação da comunidade e valorize as tradições culturais.
O lançamento do Festival ocorreu dias após a comitiva oficial do município visitar Leiria, em Portugal, para acompanhar a estrutura e a realização do ‘Leira Medieval’, com o objetivo de promover um evento de qualidade em Maringá.
Comentários estão fechados.