Vikings, com armaduras, escudos e espadas, invadem Praça da Catedral de Maringá. Encontro será no domingo, 23 de setembro

  • A tarde de 23 de setembro será no estilo medieval em Maringá. Isso porque a 3ª edição do Encontro Viking tomará conta da Praça da Catedral. O evento promete um domingo animado com música, artesanato e discussões sobre a história e visões da Era Viking e a Cultura Escandinava.

    O encontro será uma confraternização entre pessoas com interesse na cultura nórdica. Temas como história, mitologia, tradições, culinária, luta e música fazem parte da festa, inclusive com a venda de artesanato típico dessa cultura, com itens como escudo, pingentes, anéis, sapatos e bolsas em couro.

    A organização pede para quem quiser participar que vá vestido a caráter. “Nós recriamos o período medieval baseado em achados históricos, que vão além do que é comumente conhecido. As roupas, por exemplo, não podem ser pretas porque na época não tinha corante preto”, explica um dos organizadores Matheus Yuri Gritzenco De Giovanni.

    O III Encontro Viking acontece ao estilo piquenique. Os participantes são convidados a levar comidas e bebidas para compartilhar na praça da Catedral. A grande atração é o momento do combate. “Primeiro tem o treino de combate viking para as pessoas verem como era. Não é encenação. Parece mais com uma arte marcial”, diz De Giovanni.

    Após o treino, acontece o combate real, com espadas de aço sem corte feitas com base em dados históricos. Os participantes usam armaduras, braçadeiras e luvas, acrescenta De Giovanni, de 30 anos, doutorando em engenharia química e grande entusiasta da cultura viking.

    A parede de escudos também chama atenção. “Duas equipes se encontram como se fosse uma batalha real. Tudo acontece de verdade e não se sabe quem vai ganhar no final”, explica. Essa promete ser uma das principais atrações do evento, que costuma atrair muitos adeptos ao estilo e curiosos.

    A banda Lugaserfelck também é presença garantida. O grupo apresenta um repertório diversificado, voltado para obras de caráter celta, viking, músicas tradicionais europeias, músicas internacionais, trilhas sonoras e composições autorais.

    Os músicos fazem suas apresentações de forma didática, cênica e medieval. “Temos o interesse em difundir a riqueza cultural da Idade Média promovendo consciência histórica e estética”, dizem os artistas por meio da página do Facebook da banda.

    Há quinze dias do encontro, a página já tem 516 pessoas interessadas em participar do encontro e 117 que confirmaram presença. Estima-se, baseado nas últimas duas edições, que devam passar cerca de 500 pessoas pelo local.

    Fazer na Praça da Catedral é uma estratégia nesse sentido. “Escolhemos esse local para que o evento seja visto por um número maior de pessoas. O público que estiver passando por ali pode conhecer também”, afirma De Giovanni. O evento tem entrada gratuita.

    Essa será a 3ª edição do evento em Maringá. A primeira e a segunda edições foram realizadas em março e maio desse ano, mas os encontros viking acontecem em vários locais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Araçatuba e Curitiba.

    Embora os organizadores não sejam os mesmos, há uma troca de experiências e divulgações entre os grupos, que se apoiam e se organizam para participar uns dos outros.”Esses encontros são feitos por entusiastas que querem mostrar um pouco da cultura viking. A gente se apoia, mas não pertencemos ao mesmo grupo”, diz De Giovanni.

    SERVIÇOS

    • O que: III Encontro Viking
    • Data: 23/9
    • Local: Praça em frente a catedral
    • Horário: 14h
    • Entrada: gratuito

    Comentários estão fechados.