Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Escola Estadual Juscelino Oliveira, de Maringá, se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, figurando entre os 50 colégios públicos do Brasil com as maiores pontuações.
Esse desempenho coloca a instituição como uma das sete escolas estaduais do Paraná entre os 50 colégios públicos do País que não realizam processos seletivos e obtiveram as melhores notas no exame, conforme levantamento do jornal O Globo.
O desempenho faz do Paraná o terceiro estado com mais escolas entre as melhores ranqueadas do Brasil, de acordo com o levantamento. Somente Rio Grande do Sul, com 12 escolas, e São Paulo, com oito, têm mais colégios no top 50 do que o Paraná.
Ao considerar apenas escolas públicas que não adotam processos para ingresso de estudantes, o ranking elimina o viés das escolas que conquistam notas mais altas com seleções concorridas ou colégios privados.
Neste critério, o Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, teve a melhor nota média do Paraná e a sétima maior média do Brasil, com 612,16 pontos. A escola atende apenas 300 alunos, mas tem conseguido, ano após ano, aprovar alunos em vestibulares importantes e concorridos, como cursos de Medicina em universidades estaduais.
Na segunda colocação estadual e em décimo no ranking nacional está o Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, com 604,34 pontos. Na sequência ainda estão o Colégio Estadual João Arnaldo, de Toledo, com 592,85 pontos; o Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen, de Altônia, com 592,56 pontos; o Colégio Estadual Lauro Tavares, de Rolândia, com 591,55 pontos; o Colégio Estadual Octávio Tozo, de Cascavel, com 586,69 pontos, e a Escola Estadual Juscelino Oliveira, de Maringá, com 584,02 pontos.
IDEB
Além do bom desempenho no Enem, o ensino paranaense também é reconhecimento como o melhor do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados do Ministério da Educação (MEC) e do Inep mostram que o Estado tem a melhor educação em todos os níveis do aprendizado básico regular.
O avanço no Ideb e os resultados no Enem são reflexo direto de uma série de ações implementadas pelo Governo do Estado nos últimos anos, como a expansão do ensino em tempo integral, programas de intercâmbio, a modernização das escolas, a formação continuada de professores e o uso de tecnologias educacionais, como a inteligência artificial no ensino da matemática.
Veja quais são as sete escolas estaduais com as maiores médias do Paraná:
Colégio Estadual Vila Alta (Alto Paraíso): 612,16
Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul (Laranjeiras do Sul): 604,34
Colégio Estadual João Arnaldo (Toledo): 592,85
Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen (Altônia) 592,56
Colégio Estadual Lauro Tavares (Rolândia): 591,55
Colégio Estadual Octávio Tozo (Cascavel): 586,69
Escola Estadual Juscelino Oliveira (Maringá): 584,02
Comentários estão fechados.