Maringá recebe audiotour inspirado em lendas urbanas com cinco áudios espalhados pela cidade

O projeto Andanças convida o público a explorar os espaços urbanos de Maringá em uma experiência sonora que promove interação com a cidade.

  • Tempo estimado de leitura: 7 minutos

    Cinco narrativas inspiradas em lendas urbanas serão disponibilizadas em formato de áudio em cinco pontos diferentes da cidade de Maringá. Essa é a proposta de Andanças – audiotour sobre lendas maringaenses, projeto criado com verba de incentivo à cultura da Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 Prêmio Aniceto Matti pelo Projeto Akousma, coletivo de artistas da cidade formado por Bárbara Bittencourt, Eduardo Carvalho e Vanderlei B. Junior.

    Os cinco áudios estarão disponíveis a partir de 27 de julho, domingo. O primeiro, O Túnel, pode ser acessado na Prudente de Morais, 515, Zona 01, próximo ao Mercadão de Maringá.

    O segundo, Maria, está localizado no Parque do Ingá, na Avenida São Paulo, 1086, ao lado do monumento da Maria Fumaça.

    O terceiro, O Toco, está na Praça Regente Feijó, Vila Operária, fixado na grade do Centro Esportivo Municipal.

    O quarto, Um último biscoito, está no Bosque II, na esquina da Avenida Nóbrega com a Avenida Euclides da Cunha.

    O quinto, À sombra do abacateiro, pode ser conferido na Praça Vila Rica, no cruzamento da Avenida Morangueira com a Avenida Dona Sophia Rasgulaeff, ao lado de um carro estacionado. Os locais foram escolhidos por sua relação direta com as lendas e histórias narradas pelo grupo.

    As histórias abordam um bandido encantado, um caso de abdução alienígena, a origem da canção Maringá de Joubert de Carvalho, a presença de um suposto fantasma ligado a uma morte trágica na cidade e um túnel misterioso descoberto no subsolo da região central do município. A experiência pode ser vivida em qualquer ordem, permitindo que cada espectador escolha seu percurso e ouça as narrativas no seu próprio tempo. Todos os áudios contam com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

    Para acessar as histórias, os espectadores podem consultar o mapa disponível em formato digital e impresso, que indica os pontos de escuta espalhados pela cidade. Após dar o play, recebem instruções para seguir o percurso e explorar a cidade, redescobrindo seus espaços, memórias e paisagens.

    O audiotour foi inspirado nos audioguides (guias de turismo em formato de áudio) e consiste na criação e disponibilização de áudios, com caráter informativo ou artístico, que fornecem conteúdos sobre determinados locais ou eventos. A experiência é conduzida pelo próprio espectador, por meio de seu smartphone e utilizando seus próprios fones de ouvido durante o percurso.

    Em Andanças, o audiotour é o ponto de partida para uma experiência artística que combina elementos do radioteatro com experimentações sonoras e propõe a caminhada como forma de interação sensível com a cidade. Segundo o grupo, o objetivo é apresentar lendas e crenças populares sobretudo aos moradores mais jovens, resgatando memórias locais que se perderam na transformação das gerações

    ‘‘Foi bastante curioso que, durante nosso processo de pesquisa e criação, ao conversarmos com pessoas que nasceram ou residem na cidade há anos, muitas não tinham conhecimento dessas lendas. Os próprios moradores não conhecem muito as histórias de seus bairros ou da cidade em si’’, comenta Vanderlei B. Junior, do Projeto Akousma.

    Os espectadores são convidados a explorar os espaços urbanos e ampliar o olhar sobre o ambiente ao seu redor, revisitando ou descobrindo pela primeira vez as narrativas que habitam as ruas da cidade. Para a construção das dramaturgias, o grupo também se apoiou em entrevistas com moradores mais antigos, além de pesquisas em jornais e registros das décadas de 1950 a 1980.

    Além dos integrantes do Projeto Akousma, Andanças conta com a artista visual Elisa Riemer e o produtor musical Nicholas Emmanuel na ficha técnica, contribuindo com o trabalho desenvolvido. Andanças foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá, e fica disponível para acesso até 27 de agosto.

    ‘‘Esse projeto é uma união de conceitos e linguagens que o Akousma já pesquisou. Usamos elementos do radioteatro na escrita das dramaturgias e dramatização das histórias, elementos da música eletroacústica na especialização do som e na experiência imersiva, e agora, exploramos a experiência individual do espectador junto da caminhada como experiência artística’’, finaliza Vanderlei B. Junior.

    Sobre o Projeto Akousma 

    O Projeto Akousma foi criado em 2018, pelo convite de Vanderlei B. Junior, ator e iluminador, às atrizes Bárbara Bittencourt e Kemmy Yot, para construir uma peça inspirada na estética do radioteatro e da peça radiofônica. No processo, fomos apresentados ao músico Eduardo Carvalho, compositor e estudioso da música eletroacústica que somou-se ao grupo, afirmando a relação entre arte e tecnologia que perpassam as criações do coletivo. Em 2019 foi estreado o espetáculo “Entrensejos”, viabilizado através do Prêmio Aniceto Matti, que mistura radioteatro, música e eletroacústica. Em 2022, o grupo estreou o solo musical de Vanderlei, intitulado “Affectus”, com trilha sonora original composta por Eduardo, também viabilizado pelo prêmio. Na formação atual, Bárbara, Eduardo e Vanderlei continuam investigando o som enquanto poética cênico-musical experimentando outras possibilidades de criação. Com desejo de investigação pelas histórias locais, propuseram o projeto Andanças em 2024, que será executado em julho de 2025.

    Sinopse

    Quanta história cabe debaixo de um sapato? Calce os seus, se proteja do sol e da rua. Não esqueça os fones de ouvido. Olhe para os dois lados. Olhe para todos os lados. Arreganhe os olhos para ver o que já viu e ainda não percebeu. Ao se perder, aproveite e encontre-se no mapa. Abra os ouvidos, se der sorte, no percurso Otávio te espera. Boa andança.

    Ficha técnica 

    Dramaturgia: Vanderlei B. Junior

    Criação: Barbara Bittencourt, Eduardo Carvalho e Vanderlei B. Junior 

    Direção sonora: Eduardo Carvalho 

    Produção musical, Sound Design e mixagem: Nicholas Emmanuel

    Produção Executiva: Bárbara Bittencourt

    Consultoria histórica: Maringá Histórica / Miguel Fernando

    Identidade visual: Elisa Riemer

    Gerenciamento de mídias: Fernando Souza / Maringaense Cultural

    Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56

    Acessibilidade: Forféu Produções Artísticas

    Intérprete de libras: Franciele Lopes

    Produção: Candelabro Produção Cênica

    Realização: Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Maringá

    Serviço

    Andanças – audiotour sobre lendas maringaenses

    De 27 de julho a 27 de agosto

    Atividade gratuita

    Classificação indicativa: Livre

    Acessibilidade em Libras | Conta com audiodescrição

    Endereços

    Ponto 1 – O Túnel 

    Local: Prudente de Morais, 515 – Zona 01, Maringá – PR, 87020-010 / Localizada em frente a Travessa Jorge Amado – ao lado do Mercadão de Maringá – Mesa de figurinhas

    Ponto 2 – Maria

    Local: Av. São Paulo, 1086 – Zona 01, Maringá – PR, 87013-040 / Banner localizado na grade de cercamento do parque do Ingá, próximo ao local do monumento Maria Fumaça, ao lado das bicicletas da Sancor Seguros

    Ponto 3 – O Toco 

    Local: Praça Reg. Feijó, s/n – Vila Operária, Maringá – PR, 87050-230 / Banner localizado na grade de cercamento do Centro Esportivo Municipal Vila Operária 

    Ponto 4 – Um último biscoito

    Local: Grade de cercamento do Bosque II / Esquina de cruzamento da Avenida Nóbrega com a Avenida Euclides da Cunha  

    Ponto 5 – À sombra do abacateiro 

    Local: Praça Vila Rica / Cruzamento da Avenida Morangueira com a Avenida Dona Sophia Rasgulaeff / Carro estacionado

    Comentários estão fechados.