Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Entre 1º de janeiro e 10 de julho deste ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá autuou 1.152 motocicletas por uso de escapamentos irregulares, principalmente devido à emissão de ruído excessivo, alteração do sistema de exaustão ou silenciadores com defeito.
Segundo a Semob, a intensificação da fiscalização tem como objetivo reduzir a poluição sonora, aumentar a segurança viária e atender à demanda da população por um ambiente urbano mais silencioso. No mesmo período de 2024, foram 405 infrações — um aumento de 184%.
A maioria dos casos envolve motocicletas com descarga livre (1.056 autuações), seguidas por escapamentos fora das normas do Contran (60) e silenciadores inoperantes (36). Ao todo, 87 veículos foram recolhidos ao pátio por irregularidades graves. Se não forem regularizados em até 90 dias, podem ser leiloados.
A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23, acréscimo de cinco pontos na CNH e retenção do veículo até correção do problema.
Além da fiscalização, a Semob também promove ações educativas sobre segurança no trânsito. Para o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Delegado Luiz Alves, o uso de escapamentos adulterados também pode configurar crime ambiental. Ele afirma que o trabalho de fiscalização continuará sendo reforçado.
Comentários estão fechados.