Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A principal festividade junina de Maringá, o “Arraiá do Seo Zico Borghi”, acontece na próxima segunda-feira (23), a partir das 18h30, na Estrada Pinguim, próximo à Capela Bom Jesus.
O evento, que tem 43 anos de tradição, é realizado pela Secretaria de Cultura de Maringá. A entrada é gratuita.
A programação inclui música ao vivo com Tercílio Men e Banda e cardápio especial, com pipoca, quentão, canjica, paçoca e outros quitutes da culinária caipira. Além disso, o evento reúne todas as tradições juninas, com quadrilha, fogueira, pau de sebo e outras brincadeiras típicas.
Criado pelo pioneiro Zico Borghi em 1982, o arraiá foi o primeiro bem registrado como Patrimônio Histórico Imaterial de Maringá, por meio da lei municipal nº 8449 de 2009.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que o ‘Arraiá do Seo Zico Borghi’ é uma tradição viva em Maringá há mais de 40 anos.
“A festa tem raízes na fé e na cultura popular, homenageia Santo Antônio, São Pedro e São João e leva muita diversão ao público. Mais que uma celebração, é um elo entre passado e presente, fortalecendo memórias e a identidade do povo maringaense com a vida no campo”, afirma.
Serviço
Quando: Segunda-feira, 23 de junho, a partir das 18h30
Onde: Estrada Pinguim, s/n (anexo à Capela Bom Jesus)
Comentários estão fechados.