Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Maringá voltou a figurar entre as mil melhores cidades do mundo para desenvolvimento de startups. A cidade aparece na 760ª posição no Startup Ecosystem Index Report 2025, levantamento anual produzido pelo centro de pesquisa israelense StartupBlink.
O relatório também inclui Curitiba, que ocupa a 149ª colocação global e é a terceira melhor do Brasil, com 5.417 pontos. Londrina aparece em 884º lugar, subindo 23 posições em relação a 2024.
O estudo considera fatores como facilidade para empreender, número de empresas de tecnologia e qualidade do ecossistema local. O índice abrange 100 países e mil cidades.
Além do destaque no ranking, Curitiba abriga três unicórnios — empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão: Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.
No Noroeste e Norte do Paraná, Maringá e Londrina se consolidam como polos regionais de inovação, com investimentos em programas de fomento ao empreendedorismo, parques tecnológicos e participação ativa de universidades e setores da sociedade civil.
O programa Paraná Anjo Inovador, que oferece aporte financeiro a startups, contribui para o desenvolvimento do setor. Na primeira edição, Maringá teve dez startups selecionadas, Curitiba teve 21, e Londrina, cinco.