Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Durante toda a Expoingá, visitantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais grupos neurodivergentes com hipersensibilidade auditiva contam com um espaço de acolhimento e regulação sensorial.
A sala multissensorial “Espectro em Movimento” foi instalada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Sicredi Dexis, e está localizada à esquerda da entrada do Pavilhão Azul do Parque de Exposições.
O espaço oferece um ambiente calmo, adaptado e seguro para pessoas com deficiência que possam passar por momentos de desregulação sensorial durante a feira.
A sala funciona durante toda a feira, até o dia 18 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 23h, e aos fins de semana e feriados das 11h às 23h. A iniciativa foi pensada especialmente para pessoas com TEA, que podem se incomodar com sons altos, aglomerações e estímulos visuais intensos.
Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Marco Aurélio da Silva, a iniciativa é inédita no Brasil. O espaço foi planejado com base em evidências científicas para auxiliar na regulação sensorial, por meio de equipamentos, luzes, piscina de bolinhas, tapetes e objetos táteis.
“Além de ser novidade na Espoingá, no Brasil nós não identificamos nenhuma proposta como essa. E para deixar marcado também, a Secretaria de Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná é a única aqui em Maringá. Então a gente está bem na frente aí, pensando em relação ao Estado”, explica o secretário.
Além do acolhimento, o estande também realiza ações importantes como o mapeamento da pessoa com deficiência em Maringá, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e entrega do cordão símbolo do autismo. Os atendimentos são feitos por terapeutas ocupacionais.
As ações no estande da Secretaria da Pessoa com Deficiência contam com a colaboração da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), Auti Star, Centro Maringaense de Desenvolvimento Infantil (Cemadi), Centro Suit Clínica Integrada, Sensory Clin, Uningá, Academia da Emoção e World Adapty.
O projeto “Espectro em Movimento” não se encerra com a Expoingá. A sala multissensorial será levada a outros eventos culturais, esportivos e turísticos promovidos pela Prefeitura, reforçando o compromisso com a inclusão.
Regras para uso da sala multissensorial:
- Acesso permitido apenas à pessoa com deficiência e um acompanhante;
- Proibido o consumo de alimentos e bebidas no espaço;
- O ambiente é voltado à regulação sensorial, não à recreação;
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável;
- O profissional do espaço não assume responsabilidade direta por pessoas desacompanhadas;
- Capacidade de até três pessoas simultaneamente, cada uma com um acompanhante.
Comentários estão fechados.