Carnaval de Maringá: Secretarias se coordenam para garantir conscientização e segurança dos foliões

Além das atrações culturais, o Carnaval de Maringá terá ações de conscientização sobre saúde e combate ao assédio.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O Carnaval de Maringá é realizado pela Prefeitura com trabalho integrado entre diversas secretarias. Além das ações culturais (clique aqui para conferir a programação completa), também haverá atividades da Secretaria de Saúde, com foco na conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e a campanha ‘Assédio não é Folia’, organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. 

    Por meio da campanha ‘Assédio não é Folia’, serão distribuídos materiais de conscientização com os canais de denúncias, além de conscientização dos foliões. A equipe realizará a ação nos dias 1º e 2 de março, durante as festividades na Vila Olímpica. As equipes da Guarda Civil Municipal também estarão no local para reforçar a proteção dos foliões.

    O município reforça que ações como toques indesejados, puxões de cabelo e beijos à força são todas formas de assédio. As denúncias podem ser feitas para a Patrulha Maria da Penha, por meio do telefone 153, para a Polícia Militar, pelo 190, ou diretamente para as equipes da Guarda Civil Municipal durante o evento.

    A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), reforçará a conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids. Nos dias 1º e 2 de março, profissionais estarão na Vila Olímpica para orientar os foliões sobre o uso de preservativos e os serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP).O município também distribuirá kits gratuitos com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e autoteste de HIV.

    Além dessas ações, diversas secretarias contribuem para a realização do Carnaval de Maringá. Confira a atuação de cada secretaria no evento:

    • Secretaria de Cultura: Organização e realização do evento
    • Secretaria de Segurança Pública: Segurança dos foliões, com presença de equipes da Guarda Civil Municipal, especialmente na Vila Olímpica
    • Secretaria de Mobilidade Urbana: Organização do fluxo de trânsito
    • Secretaria de Esporte e Lazer: Infraestrutura da Vila Olímpica
    • Secretaria da Criança e do Adolescente: Atividades infantis no Parque do Japão, com pintura facial, máscaras e outras ações
    • Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres: Coordenação da campanha “Assédio não é Folia”. Serão distribuídos materiais de conscientização com os canais de denúncias, além de conscientização dos foliões
    • Secretária da Saúde: Apoio aos foliões, além da entrega de preservativos e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
    • Secretaria de Limpeza Urbana: Limpeza e manutenção dos espaços antes e após os eventos

    Programação

    Neste ano, a Prefeitura de Maringá preparou cinco dias de folia, entre 28 de fevereiro e 4 de março. A programação atenderá todos os públicos e reunirá cerca de 30 horas de festa, com 20 atrações distribuídas nos eventos (confira a programação completa).

    Para garantir a diversão dos foliões, a Prefeitura de Maringá preparou algumas orientações importantes, principalmente para a festa na Vila Olímpica. Clique aqui e confira as orientações.

    Comentários estão fechados.