Fenaj repudia tentativa de intimidação de vereador maringaense contra apresentador de TV

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (31), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) afirmou que cobrou da Câmara de Maringá uma investigação contra Jeremias (PL) por quebra de decoro parlamentar. Vereador teria ficado insatisfeito com um comentário feito pelo apresentador Nader Khalil, da RICTV, durante programa veiculado na última quarta-feira (29). Jornalista registrou boletim de ocorrência.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entidade máxima que representa a profissão no Brasil, publicou uma nota na noite desta sexta-feira (31) onde repudia a tentativa de intimidação do vereador de Maringá, Geremias Vicente da Silva, o Jeremias (PL), contra o apresentador da RICTV Maringá, Nader Khalil.

    No comunicado, realizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor), a entidade afirma que fez uma notificação extrajudicial à Câmara de Maringá e ao Conselho de Ética do Legislativo, pedindo que o vereador seja investigado por quebra de decoro parlamentar. Conforme a Fenaj, “é inadmissível que Jeremias, eleito por voto popular, tenha práticas que se assemelham ao coronelismo em pleno 2025”. A notificação ao legislativo foi entregue também nesta sexta (31).

    Ao Maringá Post, Nader Khalil confirmou ter registrado um boletim de ocorrência contra Jeremias. Conforme apurado pela reportagem, a RICTV, que também emitiu um comunicado oficial repudiando o ato, ainda estuda medidas contra o vereador.

    Entenda o caso

    Em edição do programa Balanço Geral, da RICTV Maringá, veiculado na última quarta-feira (29), uma reportagem tratava de uma indicação feita pelo vereador Jeremias (PL) à Prefeitura de Maringá, sugerindo que o Executivo concedesse folgas remuneradas aos servidores municipais no dia do aniversário. Ao fim da reportagem Nader, que substitui o apresentador titular do noticiário, comentou que, no momento, talvez a Prefeitura tenha assuntos “mais importantes” para serem discutidos.

    O comentário teria irritado o parlamentar e autor da indicação. Ainda na quarta-feira (29), o vereador teria mandado mensagens insistentemente para membros da equipe de Jornalismo da emissora, pedindo o telefone do apresentador. Em uma delas, Jeremias mencionou que gostaria de dar “uma aula de Jornalismo” para Nader. Com a negativa da emissora em conceder o contato do Jornalista, o vereador teria ido até a emissora, acompanhado de dois assessores, para tentar forçar um encontro com o comunicador.

    “O assunto é esse. De qualquer forma eu vou dar. Se ele me atender com educação, eu vou dá uma aula de jornalismo pra ele, porque ele é amador. Agora se ele não quiser dar o devido respeito comigo, daí eu vou tratar ele diferente”, disse Jeremias em um dos áudios enviados para a equipe de Jornalismo da RICTV Maringá.

    De acordo com o boletim de ocorrência registrado por Nader Khalil, Jeremias e os assessores teriam ficado na emissora por mais de 1 hora. Ainda segundo o boletim, o parlamentar chegou a seguir um carro com a esposa do profissional na tentativa de encontrá-lo.

    A RICTV emitiu um comunicado nesta sexta-feira (31), repudiando a ação do parlamentar e saindo em defesa do Jornalista. O manifesto foi lido durante a última edição do jornal. O Partido Liberal (PL), sigla na qual o vereador é filiado, também se manifestou, informando que dará ao vereador 72h para “prestar explicações” sobre o ocorrido. Na nota, o partido também fala sobre a possibilidade de abertura de um “processo disciplinar”.

    A Câmara de Maringá ainda não se manifestou oficialmente se abrirá algum tipo de procedimento para apurar a conduta do vereador. O Maringá Post tenta contato com Jeremias (PL).

    Comentários estão fechados.