Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Maringá tem 1.164 crianças na lista de espera por vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O levantamento foi feito pela reportagem, a partir de informações disponíveis no Portal da Transparência. Os dados são atualizados até terça-feira (21), quando o levantamento foi concluído.
No momento, o município está com prazo aberto para inscrição de pais que desejam entrar na lista de espera dos CMEIs. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (24). A lista de espera serve para pais que desejam trocar seus filhos de instituição ou para aqueles que vêm de outras cidades e precisam colocar as crianças em creches da rede municipal pela primeira vez. Crianças que já estão matriculadas nas instituições têm a rematrícula garantida, sem a necessidade de entrar na fila.
Ao todo, são 68 Centros Municipais de Educação Infantil em Maringá. O que contava com a maior fila de espera até terça-feira (21) era o Irmã Firmina Maria, no Jardim Dias, com 66 crianças aguardando, de acordo com o Portal da Transparência.
Em entrevista ao Maringá Post nesta quinta-feira (23), o secretário de Educação de Maringá, Fernando Brambilla, confirmou os números levantados pela reportagem e enfatizou que, até sexta-feira (24), o quantitativo deverá aumentar. Segundo ele, todas as crianças na fila serão acolhidas pela rede municipal. O secretário afirma que, atualmente, o município tem 1.330 vagas disponíveis nos CMEIs.
“Nós temos em torno de 1.300 diferentes vagas em aberto, mais 372 vagas do projeto de compra de vagas das escolas particulares. Então, com essas vagas, nós vamos conseguir acolher todas as crianças dos nossos CMEIs”, afirmou Brambilla.
Ainda segundo o secretário de Educação, a expectativa é de que, até o fim de 2025, a rede pública de Maringá consiga ampliar em até 700 a oferta de vagas para a educação infantil, em razão de ampliações de unidades educacionais e inauguração de novas obras.
“Nós temos também uma projeção de que, até o final de 2025, teremos novas construções a serem entregues. Então, com essas ampliações das unidades e também a entrega de novas construções, poderemos estar acolhendo mais 700 crianças, então em nossos CMEIs não faltarão vagas”, resumiu.
Em novembro de 2024, a Prefeitura de Maringá abriu um novo credenciamento de instituições particulares que queiram vender vagas para o município. O edital previa o credenciamento para até 772 novas vagas em creches privadas, com a cidade pagando até R$ 1.447,04 por aluno. Do total, 372 devem ser adquiridas inicialmente. Atualmente, são 35 creches particulares credenciadas para vender vagas. O investimento da Prefeitura nesta modalidade ultrapassou os R$ 130 milhões em cinco anos.
“Nós não discutimos ainda com aprofundamento (a necessidade de ampliar a compra de vagas), mas o que eu posso dizer é que, com o que nós temos hoje, a gente atende a demanda do município”, explicou Brambilla.
Comentários estão fechados.