Hong Zhu é a primeira doutora chinesa a concluir doutorado na UEM em Ecologia Aquática

Hong Zhu, do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da UEM, é a primeira doutora chinesa da instituição e conclui pesquisa sobre a perda da biodiversidade em sistemas de água doce.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Hong Zhu, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), obteve o título de doutorado, tornando-se a primeira doutora chinesa a alcançar essa conquista na instituição. Durante sua pesquisa, foi beneficiada por uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

    Sua tese, intitulada “Pressões antropogênicas sobre comunidades tropicais de água doce: pressões diretas, indiretas e tendências de pesquisa global”, analisou os impactos das atividades humanas, como a urbanização e as mudanças climáticas, na biodiversidade dos ecossistemas aquáticos. A pesquisa foi orientada pelo professor Roger Paulo Mormul, do Departamento de Biologia (DBI), e combinou dados de campo, experimentos e análises bibliométricas.

    O PEA e o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) destacaram-se por promover a internacionalização do programa, oferecendo disciplinas em inglês e um ambiente acadêmico inclusivo. A infraestrutura de pesquisa, como a Base Avançada de Pesquisas de Porto Rico, foi considerada excelente pela doutora, permitindo-lhe conduzir experimentos de forma eficiente.

    A trajetória de Hong Zhu na UEM começou com um intercâmbio em 2018, após o interesse manifestado pelos professores Roger Paulo Mormul e Sidinei Magela Thomaz, em receber discentes internacionais. Em 2019, a UEM lançou uma chamada exclusiva para candidatos internacionais, oportunidade que levou Hong Zhu a ingressar no doutorado, onde foi aprovada e contemplada com a bolsa Capes. O processo seletivo, qualificação e defesa de sua tese foram realizados em inglês.

    A comissão julgadora da tese foi composta por docentes da UEM, Unesp, UFSC e UFPR.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.