Copa do Mundo de 2030 terá três continentes e homenagem ao Uruguai

As sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será no Uruguai, que sediou a primeira Copa do Mundo em 1930.

  • Foto: Divulgação / Fifa

    A Copa do Mundo de 2030 será uma edição histórica e inovadora. Pela primeira vez, o torneio será realizado em três continentes: Europa, África e América do Sul. As sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será no Uruguai, que sediou a primeira Copa do Mundo em 1930. Além disso, Argentina e Paraguai também receberão partidas da primeira fase.

    A decisão foi anunciada nesta quarta-feira pelo Conselho da Fifa, que aprovou por unanimidade a candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos. As três sedes ainda precisam ser ratificadas no Congresso da Fifa, no próximo ano, após concluírem o processo de candidatura.

    O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que a ideia é comemorar o centenário da Copa do Mundo da forma mais adequada, unindo o mundo do futebol. Ele afirmou que a primeira partida será no Estádio Centenário de Montevidéu, onde tudo começou.

    O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, também comemorou a decisão e disse que a Copa do Mundo do Centenário não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. Ele disse que o torneio será disputado em três continentes e que a final será na Europa.

    A Copa do Mundo de 2030 terá 48 seleções e 104 jogos. Com isso, Espanha, Portugal, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai já estão classificados. Antes da decisão da Fifa, havia outra candidatura formada por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, mas ela foi retirada em favor da candidatura europeia-africana.

    Nos últimos anos, a Conmebol e a Uefa se aproximaram e criaram torneios em conjunto, como a Intercontinental Sub-20 e a Finalíssima, que opõe os campeões da Copa América e da Euro.

     

    Comentários estão fechados.