Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A “Cia Gímnica do Departamento de Educação Física (DEF)/Universidade Estadual de Maringá (UEM)” está participando, desde quinta-feira (28) até domingo (1º), na cidade de Aracaju, Sergipe, do Gym Brasil, evento promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Conhecido como “Festival Nacional de Ginástica Para Todos (GPT)”, o evento também funciona como seletiva para credenciar equipes que representarão o Brasil na Gymnaestrada Mundial, agendada para 2027, em Portugal. Coordenadora do projeto de extensão “Cia Gímnica do DEF/UEM”, a professora Ieda Parra Barbosa Rinaldi acompanha os integrantes do projeto durante o Gym Brasil como dirigente, treinadora e ginasta da equipe.
A Cia Gímnica do DEF/UEM, composta por acadêmicos, pós-graduandos, docentes e ex-alunos, já representou o Brasil em quatro edições da Gymnaestrada Mundial, organizada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG): Áustria – 2007; Suíça – 2011; Finlândia – 2015; e Áustria – 2019.
Nesta edição do Gym Brasil, a Cia Gímnica da UEM apresenta duas produções artísticas. Uma delas é a coreografia intitulada “Tributo às Marias, Mulheres Brasileiras”, que homenageia mulheres que fizeram história no Brasil em áreas como ciência, dramaturgia, música, política, ginástica, dança e literatura. A outra produção é a coreografia “Mulheres na pista – ginástica, histórias e legados”, que celebra os 50 anos do DEF/UEM ao destacar histórias e vivências de docentes que contribuíram para a história da ginástica e da dança no departamento.
Para Rinaldi, a participação dos atletas da instituição no Gym Brasil, representando a UEM, possui grande relevância esportiva, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade.
A Ginástica Para Todos é uma modalidade ampla, baseada em atividades como ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbica e trampolim, além de incorporar danças, expressões folclóricas e jogos. Por meio de práticas livres e criativas, busca promover o lazer saudável, proporcionando bem-estar físico, psíquico e social aos praticantes.
Comentários estão fechados.