Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou nesta segunda, 4, mudanças no esquema vacinal contra a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil).
A alteração atende determinação feita pelo Ministério da Saúde, baseada em critérios epidemiológicos e evidências científicas acerca da imunização contra a doença. Com isso, o esquema vacinal passará a ser composto, mesmo na dose de reforço, apenas pela vacina inativada poliomielite (VIP).
Outros países como Estados Unidos e nações europeias já utilizam novo modelo de esquema vacinal, que visa a maior segurança e cobertura imunológica contra a doença, erradicada do Brasil há 34 anos. Com isso, ao invés de duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite (VOPb), conhecida como ‘gotinha’, o esquema de imunização contra a doença contará com apenas uma dose injetável, aplicada aos 15 meses de idade.
As três primeiras doses não tiveram alteração, sendo aplicadas no mesmo esquema: 1° dose aos 2 meses, 2° dose aos 4 meses e a 3° dose aos 6 meses de idade. A vacina segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
“Seguimos com campanhas e ações para que todas as crianças se vacinem. A mudança garante ainda mais segurança e proteção contra o vírus”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa transmitida, geralmente, por meio da boca, a partir do contato direto com fezes contaminadas ou até mesmo por água e alimentos contaminados pelas fezes. Inicialmente o poliovírus se multiplica na boca, garganta e intestino.
Em seguida, após agravamento, vai para a corrente sanguínea e, em alguns casos, atinge o sistema nervoso, podendo causar paralisia de membros inferiores e alterações motoras.
Comentários estão fechados.