Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Hemocentro Regional de Maringá, vinculado ao Hospital Universitário da UEM, convoca a população de Maringá e região a realizar doações de sangue, em razão do aumento significativo na demanda por bolsas de transfusão. Em 2024, a liberação de bolsas para atendimento de transfusão cresceu cerca de 30% em comparação a 2023. Além disso, com a adesão de novas unidades conveniadas, houve um aumento de aproximadamente 400% no envio de hemocomponentes para agências transfusionais.
Esse crescimento na demanda está ligado, em grande parte, à interrupção dos serviços de um banco de sangue privado que atendia o Sistema Único de Saúde (SUS). O Hemocentro atende 30 municípios da 15ª Regional de Saúde e é um banco de sangue referência na macrorregião Noroeste, atuando no treinamento e capacitação, realização de exames e processamento de bolsas. A manutenção de seus estoques é crucial para o funcionamento da rede pública de saúde no estado.
Com a aproximação do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Hemocentro reforça seu convite à comunidade para que todos se unam nesta causa e enfrentem juntos este momento desafiador.
Como doar
A doação de sangue é um ato voluntário e requer que o doador esteja em boas condições de saúde, alimentado e hidratado, tenha entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis) e pese mais de 50 kg. Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
O Hemocentro Regional de Maringá está localizado na Rua Mandacaru, 1600, ao lado do Hospital Universitário de Maringá.