Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Maringá foi palco de um evento significativo, com a inauguração oficial do capítulo local da União Progressista Oòduà (OPU – Oòduà Progressive Union).
A OPU Brasil é uma organização social pan-Yorùbá com filiais em cerca de 100 países, dedicada à promoção da cultura e das tradições Yorùbás, originária da Nigéria, conhecida por sua rica herança religiosa, tradições artísticas e expressões culturais.
O simpósio ofereceu uma rica programação, que incluiu apresentações sobre tradições Yorùbás, moda, música e culinária, além de uma celebração da cultura Nollywood, a indústria cinematográfica nigeriana. A noite foi embalada por apresentações musicais, com destaque para o cantor Valentine Olórin Ọba e o saxofonista Johnson Sax.
O encontro teve como destaque a participação de Iba Ganiyu Abíọ́dún Ìgè Adams (Lóóóógun Ọfẹ O), 15º Ààrẹ Ọ̀nà Kakanfò e Generalismo dos Yorùbás, que abençoou o evento com seu apoio, transmitido diretamente da cúpula europeia da organização.
Akíndiméjì Onasanya, Secretário de Publicidade da OPU América do Sul, também esteve presente no encontro, destacando a importância do encontro para fortalecer os laços culturais entre as etnias. Ele afirmou: “Uma fundação intangível, mas palpável, foi lançada 1º nas mentes da Prefeitura/cidadãos de Maringá e 2º no pedaço geográfico de terra chamado Maringá.”
O simpósio da OPU Brasil em Maringá foi mais um passo na missão da organização de promover a cultura Yorùbá e na valorização da diversidade cultural na América do Sul e no mundo.
Veja mais fotos a seguir:
Comentários estão fechados.