Novo edital do ‘Mais Médicos’ abre vagas para Maringá; CONFIRA

De acordo com o edital, publicado nessa terça-feira (2) pelo Ministério da Saúde, Cidade Canção poderá receber até três profissionais, sendo dois em regime de cotas. Interessados podem se inscrever até sábado (6).

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Ministério da Saúde publicou nessa terça-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU), o edital da 38ª edição ‘Mais Médicos’. Ao todo, serão 3,1 mil vagas para profissionais estrangeiros e brasileiros que se encaixem nas regras do programa em todo o país. Do total, 233 vagas são destinadas ao Paraná, no qual Maringá será uma das cidades contempladas. As inscrições vão até as 18h deste sábado (6) e podem ser feitas AQUI.

    Segundo o edital, os 233 profissionais que poderão ser destinados ao Paraná serão alocados em 133 municípios. Para Maringá, serão destinadas três vagas para o programa Saúde da Família, onde os Médicos deverão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

    Das três vagas para Maringá, uma é de ampla concorrência e as outras duas em regime de cotas – uma para cota racial e outra para Pessoa com Deficiência (PcD) -. É a primeira vez na história do Mais Médicos que são ofertadas vagas para cotistas.

    Para aderir ao programa, o médico deverá ser formado em uma universidade brasileira, ou possuir diploma revalidado no Brasil, registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). Médicos brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no Exterior também estão elegíveis para a participação. A lista completa dos municípios contemplados, bem como o número de vagas por município, pode ser conferida neste documento .

    De acordo com o Ministério da Saúde, o programa tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população, além de aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do SUS.

    No Paraná, 351 municípios já aderiram ao programa, somando 1.334 vagas ocupadas por profissionais médicos.

    Comentários estão fechados.