Secretaria de Saúde de Maringá orienta alunos sobre vacina e saúde bucal

O trabalho, feito em parceria com a Secretaria de Educação, tem visitas semanais nos colégios e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), fazendo apresentações e atividades lúdicas para promoção de saúde e prevenção contra doenças.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, orienta estudantes das escolas municipais sobre a importância da vacinação e a saúde bucal. O trabalho, feito em parceria com a Secretaria de Educação, tem visitas semanais nos colégios e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), fazendo apresentações e atividades lúdicas para promoção de saúde e prevenção contra doenças.

    O projeto orienta mais de 38 mil alunos de 116 instituições, entre escolas e CMEIs. “As crianças são multiplicadores de informação”, comenta a secretária de Saúde, Karina Rissardo. “Elas recebem nas salas de aula as informações sobre os cuidados com a saúde e depois passam aos pais em casa e aos amigos nas brincadeiras”.

    Como aconteceu na semana passada, na escola municipal Padre Pedro Ryo Tanaka, na Vila Emília, onde os alunos receberam orientações sobre escovação dos dentes e também uma consulta individual sobre a situação dentária.

    Há sempre ações lúdicas para atrair a atenção dos alunos. Como mostrar como escovar os dentes usando uma boca gigante, usar bonecos para exemplificar os cuidados, músicas e brincadeiras, brincadeiras com um mascote, entre outros. E cada estudante ganha uma escova de dentes nova.

    No começo de maio a ação também aconteceu na escola municipal Helenton Borba Cortes, no Parque Residencial Aeroporto. As atividades sobre saúde bucal são realizadas com parcerias com os cursos de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da UniCesumar.

    CADERNETA – Já sobre vacinação, há palestras com atividades lúdicas. Como apresentação de videos, músicas, brincadeiras, entre outros. Os alunos recebem informações sobre a importância da vacinação como meio de prevenir doenças. Não é aplicada vacina nessas atividades. Os pais são comunicados previamente e orientados a enviar as cadernetas de vacinação. Os professores verificam como está a situação e depois avisam os pais se é preciso atualizar a imunização, sugerindo que eles levem os filhos na UBS do bairro.

    DADOS
    38,4 mil alunos
    116 instituições

    AGENDA

    • 8 de maio
      saúde bucal na escola Helenton Borba Cortes, no Parque Residencial Aeroporto
    • 9 maio
      UBS Morangueira com médico palestrando sobre importância da vacina para os alunos do CMEI Zuleide Portes, no Jardim Alvorada
    • 16 de maio
      saúde bucal na escola Padre Pedro Ryo Tanaka, na Vila Emília

    GALERIA DE FOTOS

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.