Maringá Good Game: Emoção e adrenalina marcam final do 1º campeonato de games

A equipe vencedora da competição foi a ‘044 e-sports’ e os jogadores conquistaram o título de ‘Reis do CS de Maringá’. 

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O universo dos jogos eletrônicos marcaram as celebrações dos 77 anos de Maringá, consolidando a cidade como protagonista em competições de e-sports. Neste sábado, 11, a Prefeitura realizou as semifinais e a grande final do ‘Maringá Good Game’, o primeiro campeonato de jogos eletrônicos organizado pelo município.

    Os confrontos foram acirrados e a emoção e a adrenalina envolveram o público presente no estande da Prefeitura na Expoingá. A equipe vencedora foi a ‘044 e-sports’ e os jogadores conquistaram o título de ‘Reis do CS de Maringá’. 

    O ‘Maringá Good Game’ reuniu 32 equipes nas classificatórias, que ocorreram online. O game escolhido para a primeira edição do torneio foi o CS2, considerado um dos maiores esportes eletrônicos do mundo e que envolve estratégia, ação e trabalho em equipe.

    As partidas emocionantes foram narradas pelo gamer Kaduzera, fundador da organização de esportes eletrônicos MetanoiaGG. Nas semifinais, o ‘Fênix Team’ venceu a equipe ‘Os Aposentados’ e conquistou a primeira vaga na final. O ‘044 e-sports’ venceu a equipe ‘100 Miséria’ e conquistou a segunda vaga. Em partida emocionante, os jogadores do ‘044 e-sports’ se consagraram como grandes campeões do torneio. 

    Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, o sucesso do campeonato de jogos eletrônicos reforçou a importância de iniciativas voltadas ao público gamer.

    “O Brasil é o quinto maior mercado de games do mundo e nossa cidade, sempre pioneira e protagonista, realizou o primeiro torneio do Paraná organizado por uma Prefeitura. Além de toda a visibilidade, proporcionamos muita diversão e lazer para a comunidade em comemoração do aniversário de 77 anos de Maringá”, afirmou. 

    Heliton Satoshi Tanaka, de 23 anos, conhecido como ‘japinha’ no universo gamer, já participou de alguns times profissionais de jogos eletrônicos, como RedFeet, StarsHorizon, Vivo Keyd e Corinthians. Para o ‘Maringá Good Game’, ele reuniu os amigos e juntos criaram a equipe ‘044 e-sports’.

    “Foi muito divertido reunir os amigos e participar do campeonato, que foi muito bem organizado e com transmissão de quase todos os jogos, o que é muito bacana”, disse.  

    Para o jogador do time ‘Fênix Team’, Victor Emanuel Ferreira de Oliveira, de 21 anos, a diversão foi o principal destaque da competição. “Tivemos altos e baixos, mas isso tudo nos ajudou a evoluirmos, seja como jogadores ou como pessoas”, disse. Segundo ele, a visibilidade proporcionada pelo município aos esportes eletrônicos é muito importante. “É uma área que ainda recebe muito preconceito, mesmo movimentando dinheiro e gerando empregos. Com o poder público apoiando cada vez mais, vamos ajudar as pessoas a entenderem que não trata-se apenas de um jogo. Existem pessoas com sonhos e se esforçando para que os sonhos aconteçam.”

    Apenas neste ano, a estimativa é que o mercado global de jogos gere US$ 189,3 bilhões, de acordo com levantamento da Newzoo, empresa mundial especializada em dados de jogos eletrônicos. No Brasil, três a cada quatro pessoas jogam games, o que representa 74,5% da população, segundo Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM.

    Os jogos eletrônicos vão além do entretenimento, com uma vertente educativa e profissional crescente, que inclui a criação de cursos e programas de capacitação em desenvolvimento de jogos, gestão de comunidades online, entre outros.

    O ‘Maringá Good Game’ foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, com apoio da Lan House Mecca Games, Cashfast, Reconsult e MetanoiaGG.

    Comentários estão fechados.