Tudo sobre o encontro paranaense de e-Sport que acontecerá no final de Maio

O evento é dirigido a estudantes de vários níveis e a presença de campeões de e-Sports está garantida, com palestras e workshops presentes na agenda. 

  • A partir da quinta-feira, dia 25 de maio, acontecerá o Encontro Paranaense de e-Sports na cidade de Curitiba. O evento será realizado no Clube Duque de Caxias (Rua Costa Rica, 1173), onde foi montada uma Arena Gamer.

    Os participantes poderão conferir palestras, atividades especiais e workshops do mundo dos e-Sports, além de um torneio de Valorant, FIFA 23 e League of Legends.

    O evento é dirigido a estudantes de vários níveis e a presença de campeões de e-Sports está garantida, com palestras e workshops presentes na agenda.  As conversas e discussões serão ministradas por grandes nomes do cenário nacional e focarão em assuntos relacionados ao desenvolvimento de jogos, cases de sucesso, temas jurídicos, entre outros tópicos.

    Nos workshops os participantes poderão observar como se cria um jogo de computador, desenvolvimento de jogos, organização de eventos e outros assuntos relacionados.  É importante que além do campeonato, também sejam discutidos outros tópicos que estão na órbita dos e-sports, desde apoio privado e público, pesquisas do mundo acadêmico sobre o assunto, regulamentações e oportunidades de empreendedorismo.

    As partidas na Arena Gamer terão início na próxima sexta-feira e continuarão no sábado a partir das 15h. No domingo, a grande final está prevista para começar às 13h.

    O Paraná Gaming Tournament tem como objetivo facilitar e incentivar os jovens a conhecerem mais profundamente o universo dos e-Sports. Quem quiser pode acompanhar a transmissão ao vivo no YouTube e no Twitch do evento.

    O projeto conta com importantes parcerias, com o envolvimento do Proesporte em conjunto com a Copel e Governo do Paraná, Federação do Desporto Escolar do Paraná, entre outras instituições, grupos e empresas.

    O crescimento dos e-Sports é algo impressionante nos últimos anos, com o surgimento de iniciativas importantes e o estabelecimento de enormes mercados consumidores, especialmente na América do Norte, Ásia ou Europa. No Brasil também pipocam ideias boas, eventos, equipes e a criação de estrutura, fundamentais para termos ainda maior protagonismo nos esportes eletrônicos.

    E com isso as empresas estão se interessando em trilhar o mesmo caminho. Seja patrocinadores, que buscam conquistar o público jovem, empresas de tecnologia, que vendem jogos, acessórios e outros produtos e até as casas de apostas.

    Hoje em dia, quem quiser fazer suas apostas em torneios de esportes eletrônicos têm acesso a uma grande oferta. Não deixe de conferir plataformas de e-Sports betting completas e de grande qualidade como a unikrn.

    Brasil como um dos grandes mercados de e-sports

    O crescimento dos e-Sports no Brasil e no mundo tem sido vertiginoso, deixando de ser um simples passatempo e se tornando um negócio extremamente lucrativo.

    Os gamers hoje são profissionais, fazendo parte de grandes times patrocinados por empresas de vários setores e concorrendo em torneios que pagam cifras verdadeiramente milionárias.

    Calcula-se que hoje os e-Sports no mundo cheguem a movimentar mais de 1 bilhão de dólares todos os anos, chegando a um número espantoso de espectadores em algumas finais de torneios. Um bom exemplo são os mais de 100 milhões de pessoas que conferiram a final de League of Legends de 2018 nos canais de transmissão oficiais.

    No ano passado apenas em premiações os torneios distribuíram cerca de 221 milhões de dólares, praticamente 1 bilhão de reais.

    Para se ter uma ideia da grandiosidade, o mundial de Dota 2 entregou ao vencedor, a Tundra eSports, o valor de US$ 8,5 milhões (R$ 43 milhões). Dentre outras premiações milionárias tivemos as do Arena of Valor, pagando US$ 32 milhões (R$ 166 milhões) e a Copa do Mundo de Fortnite com US$ 16 milhões (R$ 82 milhões), além dos vários torneios de CS:GO e outros campeonatos que entregam prêmios que chamam a atenção.

    Todos esses valores, movimentados por equipes como a TSM (Team SoloMid) e a Cloud9 criaram valuations impressionantes. Essas equipes são avaliadas em milhões de dólares e contam com investidores de várias áreas, desde grandes atletas de outros esportes a clubes de futebol como o PSG e Manchester City na Europa. No Brasil, Santos, Corinthians, Galo, Flamengo e outros clubes também já notaram o enorme potencial.

    O Brasil é um dos grandes no mercado e nossas equipes como Furia, MiBR, entre outras, estão sempre disputando campeonatos aqui e no exterior principalmente de LCS (League of Legends), CS:GO e Free Fire.

    Os gamers brasileiros são profissionais reconhecidos internacionalmente. Dentre eles se destacam Paulo Vitor (PV), Bruno “Nobru” Goes, Pedro Resende, Gui Fera, Cauan7, Gabriel “Fallen” Toledo, Felipe “brTT”, Leo “ziGueira” e a lista continua e sempre se renova.

    Possibilidades de crescimento

    O mundo da tecnologia sempre está buscando a próxima onda, qual será a inovação que mudará tudo, como foi a popularização da internet no fim dos anos 90 e começo dos 2000 ou o surgimento das redes sociais e sua explosão na primeira década deste século.

    Os e-sports não são uma novidade; há campeonatos de videogame acontecendo desde o surgimento dos próprios e já existem gerações e gerações de pessoas que jogaram umas contra as outras em partidas de Counter Strike, de simuladores de futebol ou até com seus Nintendos e PlayStations.

    A grande diferença dos últimos anos é a dimensão que tudo tomou, saindo de um nicho bastante específico para estádios lotados. Já há arenas especificamente para os e-sports em alguns lugares como Coréia do Sul, Estados Unidos e China e o Brasil também terá seus espaços dedicados.

    O tradicional Estádio do Pacaembu, em São Paulo, passa por uma grande reforma e um dos novos espaços será uma arena de e-Sports, com capacidade para 2 mil espectadores.

    A existência de um ecossistema bastante ativo de influencers também ajuda a popularizar os jogos e os e-sports em geral, com conteúdo sendo preparado diariamente sobre os mais diversos assuntos e gerando enorme interesse do público. E como jogar não é só uma coisa de adolescentes e jovens, o mercado só vai crescendo com o passar dos anos.

    Portanto, as possibilidades de crescimento continuam sendo gigantes, com cada vez mais recursos sendo investidos e espaço sendo conquistado. Seja nas mídias tradicionais, com canais de televisão batalhando entre si para transmitir os maiores eventos, ou no surgimento de novos espaços, seja fóruns, plataformas de streaming, sites e aplicativos.

    Quem quiser conferir com os próprios olhos, poderá fazer isso no Encontro Paranaense de E-Sports.

    Foto: Freepik

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