Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou nesta segunda, 6, a troca da iluminação pública a vapor de sódio (lâmpadas tradicionais) por sistema de LED, sigla em inglês para Light-Emiting Diode, o que significa diodo emissor de luz.
A instalação da nova iluminação começou pela avenida Londrina, centro da cidade, e vai se estender por diversas ruas e avenidas nesta primeira fase.
A previsão de investimento é de R$ 5 milhões, com cerca de R$ 2 milhões nesta etapa para troca de 5 mil pontos de iluminação.
“Estamos fazendo a transição da iluminação de vapor de sódio por LED com recursos próprios, o que inclui aquisição de material e força de trabalho. Nos próximos meses, vamos avançar nos próximos para alcançar toda a cidade”, afirma o secretário de Urbanismo, Juninho Volpato.
Entre as muitas vantagens do LED está na maior luminosidade, o que contribui para a segurança das áreas públicas. A economia também é fator relevante, considerando que o sistema permite redução de até 70% no consumo e também na manutenção. A longa vida das lâmpadas (cerca de 55 mil horas contra 16 mil da lâmpada a vapor de sódio) evitam substituições contantes e, portanto, gera economia na manutenção.
Outro grande benefício do LED em relação às luminárias convencionais, é que o sistema possui materiais danosos ao meio ambiente, ou seja, não emitem radiação ultravioleta e não contêm mercúrio em sua composição. “Durabilidade, sustentabilidade, eficiência e economia são algumas das muitas vantagens da iluminação em LED, convergente com outras ações para modernizar a cidade”, afirma Juninho Volpato.
Comentários estão fechados.