Com novo livro de A. A. de Assis, Prefeitura inicia projeto ‘Memória de Autores de Maringá’

O projeto ‘Memória de autores de Maringá’, distribuirá gratuitamente livros produzidos por renomados escritores maringaenses.

  • Por Felipe Augusto / PMM

    Para incentivar a produção literária local e a preservação cultural, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, lançou o projeto ′Memória de autores de Maringá′, que distribuirá gratuitamente livros produzidos por renomados escritores maringaenses.

    A primeira publicação a integrar o projeto é o livro ′Histórias da história de Maringá′, de A. A. de Assis, lançado na sexta-feira, 22.

    A obra de Assis tem mais de 180 páginas com crônicas sobre os primeiros anos de Maringá. A primeira parte do livro conta histórias sobre praças, avenidas, parques, monumentos, instituições de ensino, veículos de imprensa e espaços de lazer, além de personagens que marcaram a história local, como Dom Jaime Luiz Coelho e Aniceto Matti. Na segunda parte, o escritor relata casos curiosos que ocorreram nos primeiros anos do município.

    Leia também: Poeta A. A. de Assis recebe a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho – maior honraria concedida pelo Poder Legislativo

    Com o projeto ′Memória de autores de Maringá′, os interessados poderão adquirir o livro de A. A. de Assis gratuitamente. Ao todo, 400 impressões estão disponíveis para retirada na Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, sediada no Teatro Calil Haddad. Cada pessoa poderá retirar um exemplar. Além disso, as seis bibliotecas municipais receberão unidades para empréstimo.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    O prefeito Ulisses Maia destacou a relevância de A. A. de Assis para o cenário da literatura maringaense. “A. A. de Assis é um apaixonado por Maringá, uma testemunha da história da nossa cidade e compartilha o que vivenciou com toda a comunidade ao escrever esse livro. Essa obra é mais uma oportunidade de reforçarmos a nossa identidade e orgulho com Maringá”, afirma.

    O secretário de Cultura, Victor Simião, reforçou que “o livro de A. A. de Assis é o primeiro capítulo do projeto ′Memória de autores de Maringá′, que terá papel fundamental na preservação e disseminação da história literária de Maringá. Haverá uma série de publicações para a ampliação e popularização de nomes de grandes escritores, demonstrando o nosso respeito e reconhecimento com a história”, destaca.

    Sobre A. A. de Assis

    O escritor Antônio Augusto de Assis, popularmente conhecido como A. A. de Assis, completou 90 anos em 2023. Nascido em São Fidélix (RJ), chegou em Maringá em 1955. Quatro anos depois, publicou o livro ′Robson′, o primeiro publicado em Maringá, e que foi tombado pelo município no ano passado. A. A. de Assis publicou mais de dez livros.

    Além disso, foi professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuou em jornais e revistas locais e é integrante da Academia de Letras de Maringá.

    O poeta A. A. de Assis é a terceira pessoa da história de Maringá a receber a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho – a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo. A homenagem é direcionada para cidadãos que comprovadamente possuam mais de 50 anos de serviços prestados à coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.