Poeta A. A. de Assis recebe a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho – maior honraria concedida pelo Poder Legislativo

Em Maringá, A. A. de Assis é a terceira pessoa a receber a homenagem, por ter pelo menos 50 anos de serviços prestados à coletividade.

  • Na manhã deste sábado (5), durante a sessão solene na Câmara de Maringá, o poeta Antônio Augusto de Assis recebeu a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho – mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo. A. A. de Assis, como é mais conhecido, foi a terceira pessoa a receber a comenda.

    A homenagem foi proposta pelos vereadores Mário Verri e Manoel Álvares Sobrinho, e foi aprovada por unanimidade na Câmara.

    A Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, que possui o nome do primeiro arcebispo de Maringá, foi criada e instituída pela Câmara Municipal de Maringá em 2017.

    A homenagem é direcionada para cidadãos que comprovadamente possuam mais de 50 anos de serviços prestados à coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano.

    No caso de A. A. de Assis, as suas contribuições são diversas: desde que chegou à Maringá, em 1955, ele fez história na imprensa, na educação e na área cultural.

    Ele trabalhou como jornalista em importantes jornais impressos, como a “Folha do Norte do Paraná”, foi redator da primeira revista editada da cidade, a “Maringá Ilustrada”, e atuou pela extinta “Rádio Cultura”. Apaixonado pela escrita, ele também foi professor do Colégio Santa Cruz e do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Autor de dezenas de livros e e-books, que reúnem parte de seu acervo de poemas, crônicas e trovas, A.A. de Assis é membro fundador e presidente de honra da Academia de Letras de Maringá e faz parte da UBT (União Brasileira de Trovadores). Suas trovas já tiveram reconhecimento nacional, tendo conquistado mais de 300 prêmios em concursos brasileiros.

    A. A. de Assis, com demais membros da Academia de Letras de Maringá. / Foto: Stephanie Masson

    Cercado de familiares, amigos, colegas e autoridades do município, A. A. de Assis agradece a homenagem e faz questão de compartilhá-la com os demais escritores de Maringá. Além disso, ele expressa sua gratidão à família e a todos que estiveram com ele nessa jornada.

    “Quem tem amigos leais, tem muito o que agradecer. Bons amigos valem mais que o mais que se possa ter”, declama o poeta, em seu discurso.

    Confira o vídeo completo da sessão solene a seguir:

    Comentários estão fechados.