Poeta maringaense será homenageado com a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho

Fundador da Academia de Letras de Maringá, A.A. de Assis coleciona premiações. Entrega da honraria acontece neste sábado (5), na Câmara Municipal.

  • Foto: Foto: Marquinhos Oliveira/CMM

    Fundador da Academia de Letras de Maringá, A.A. de Assis coleciona premiações. Entrega da honraria acontece neste sábado (5), na Câmara Municipal

    A mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo para uma das mais notórias figuras da cultura de Maringá. Assim pode ser definida a entrega da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho ao jornalista, professor e poeta Antônio Augusto de Assis, mais conhecido como A.A. de Assis, que acontecerá neste sábado (5), às 9 horas, em sessão solene da Câmara Municipal. A homenagem é de autoria dos vereadores Mario Verri e Doutor Manoel, com o apoio dos demais parlamentares.

    Carioca de São Fidélis, A.A. de Assis contribui com a imprensa e com o cenário cultural maringaense desde 1955, quando chegou ao município. Trabalhou como jornalista em importantes jornais impressos, como a “Folha do Norte do Paraná”, foi redator da primeira revista editada da cidade, a “Maringá Ilustrada”, e atuou pela extinta “Rádio Cultura”. Apaixonado pela escrita, também foi professor do Colégio Santa Cruz e do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Autor de dezenas de livros e e-books, que reúnem parte de seu acervo de poemas, crônicas e trovas, A.A. de Assis é membro fundador e presidente de honra da Academia de Letras de Maringá, entidade na qual ocupa a cadeira de número 27. Suas trovas, marcadas pela reflexão do cotidiano, cruzaram as fronteiras de Maringá e lhe renderam, além da participação, a premiação em mais de 300 concursos brasileiros.

    “É justo e é necessário que a gente reconheça a grandeza do A.A. de Assis e o quanto ele se dedicou à nossa cidade, especialmente para o fortalecimento da nossa cultura. Por isso, a concessão da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, que carrega o nome do primeiro arcebispo de Maringá e que, por tanto tempo, colocou sua visão humana e empreendedora para o desenvolvimento do município. Ou seja, são duas personalidades muito ricas da nossa história e para a nossa história”, ressalta o vereador Mario Verri.

    Aos 90 anos, o poeta continua ativo. Semanalmente, ele publica suas crônicas como colaborador do “Jornal do Povo”, recheando o impresso com parte do seu legado. “Ser contemporâneo ao A.A. de Assis é uma honra. Ele é o melhor trovador e uma das pessoas mais cultas que tive o privilégio de conhecer”, afirma Doutor Manoel, vereador e coautor da homenagem. “Assis legitimou o nome de Maringá entre os melhores do mundo e, por isso, precisamos reconhecer e comemorar a sua biografia e a sua herança para a cultura. Toda a comunidade está convidada para a sessão solene”, reforça o parlamentar.

    CURIOSIDADE
    A.A. de Assis solicitou aos vereadores o agendamento da sessão solene para o dia 5 de agosto, quando o falecimento de Dom Jaime Luiz Coelho completará exatos 10 anos. A Comenda, honraria que homenageia o primeiro arcebispo da cidade, foi criada e instituída pela Câmara Municipal de Maringá em 2017, por meio de uma resolução. O distintivo somente é conferido para cidadãos que comprovadamente possuam mais de 50 anos de serviços prestados à coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano. Além disso, apenas uma pessoa pode ser homenageada com a concessão da Comenda a cada ano.

    Comentários estão fechados.