Escritora Angel Machado une poesia e feminismo em novo livro: “História de Mulher”

  • A escritora paranaense Angel Machado está prestes a lançar seu mais novo livro, “História de Mulher”, pela Editora Patuá. O evento acontecerá neste sábado (16), às 18h, na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha.

    Natural de Astorga, Angel descreve uma infância feliz e rebelde, que a moldou em quem é hoje – uma pessoa questionadora que se recusa a ser definida por rótulos. Em sua jornada como mulher e jornalista, ela encontrou na escrita uma forma de dar voz às histórias femininas.

    “Sempre gostei de ouvir histórias e escrevê-las, e a minha se confunde com as histórias de outras mulheres. A minha formação consolidou meus desejos e conquistas, fui encorajada a mudar o meu destino, e mudei. Acredito que faço parte de uma revolução que me inspira desde menina”, afirma.

    Em seu livro, “História de Mulher”, Angel mergulha na poesia para falar sobre a natureza e jornada feminina ao longo do tempo. A obra reforça o papel do feminismo como um movimento que luta por igualdade e pelo direito de ser o que é – pois, para a autora, isso é sinônimo de liberdade.

    Com escrita sutil, mas, ao mesmo tempo, provocadora, a escritora convida os leitores a refletir sobre a posição das mulheres na sociedade e a lutar por um mundo mais igualitário e justo.

    Angel Machado declara que “mulherzinhas” incomodam, principalmente quando interferem na normalidade patriarcal – pois são elas que têm coragem para desafiar as expectativas sociais e são capazes de transformar a história.

    “É um livro escrito por uma mulher que deseja mudar o mundo estimulando a leitura e convencer alguém de que aquilo que está escrito, não é só meu, e sim de um coro de mulheres. A metáfora é que ainda somos hereges queimadas em praça pública.”

    Angel Machado começou sua carreira de escritora ainda na pré-adolescência, com o livro “Palco da Vida”, publicado em 1989. Sua primeira obra foi a semente que a ajudou a amadurecer em todos os aspectos da vida.

    O segundo livro, “Vidas de minha vida”, foi lançado em 1994. Para Angel, a obra foi “um grito de liberdade sobre as coisas das quais não concordava, já com discernimento da condição feminina”.

    “Reza a Lenda”, publicado em 2014, foi escrito num momento de perda e reflexão. Cada livro reflete diferentes fases de sua vida e pensamentos da escritora, e todos deixam sua marca pela paixão, sensibilidade e ideais revolucionários em cada página.

    Agora, com o lançamento de “História de Mulher” Angel Machado retorna para Maringá para compartilhar sua mais nova obra com amigos, familiares e leitores, pois, para uma escritora, não há nada mais raro ou precioso a oferecer do que as palavras de seu coração transmitidas em um livro.

    EVENTO

    O quê: Lançamento do livro “História de Mulher”, por Angel Machado

    Quando: Dia 16 de março de 2024, às 18h

    Onde: Biblioteca Bento Munhoz da Rocha – Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, número 6090, em Maringá

    Foto: Hugo Pinheiro / Divulgação

    Comentários estão fechados.