Maior concurso de cervejas do mundo bate novo recorde de inscritos; destaque para cervejarias de Maringá

Cervejarias de Maringá se destacam no Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece em Blumenau (SC) até a próxima segunda-feira (4).

  • Cervejarias de Maringá se destacam no Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece em Blumenau (SC) até a próxima segunda-feira (4)

    A cada ano, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) estabelece novos recordes, e na edição de 2024 não é diferente. O torneio, que ocorrerá entre 02 e 04 de março, em Blumenau-SC, reunirá a avaliação das melhores cervejas entre 4.147 amostras inscritas, das 567 cervejarias de 21 estados. Nesta 12ª edição, mais de 100 jurados de 21 países estarão presentes.

    Mais um desafio para Maringá! A cidade é reconhecida nacionalmente pela excelência na produção de cervejas especiais, e os mestres cervejeiros estão animados para mais uma “batalha”. NO CBC, as cervejarias maringaenses têm subido no pódio nas últimas nove edições, conquistando medalhas e prêmios. “São anos no topo do maior e melhor concurso cervejeiro do mundo”, enfatiza Marcos Schiavoni, diretor do Núcleo de Cervejarias de Maringá (Nucem) e proprietário da cervejaria Sabores do Malte.

    E não é apenas conversa de boteco, não. Os habilidosos fabricantes de cerveja associados ao Nucem acumulam mais de 150 medalhas e prêmios no CBC. A Cervejaria Cathedral, por exemplo, já foi eleita cinco vezes consecutivas como a melhor cervejaria do Brasil.

    A cervejaria Sabores do Malte também tem um impressionante histórico de medalhas do CBC. Na última edição, foi eleita a melhor cervejaria do Paraná e a quinta melhor do país. “Estamos muito felizes e esperamos trazer mais medalhas para Maringá este ano”, diz Schiavoni. A Sabores do Malte também já levou o prêmio de melhor brewpub do país no CBC. “Brewpub é um local onde a cerveja consumida é produzida e vendida pela própria cervejaria”, explica o mestre cervejeiro.

    Uma das pioneiras entre as fabricantes de cervejas especiais da cidade, a Araucária, também está pronta para marcar presença no concurso mais uma vez. “Fomos medalhistas em edições anteriores e esperamos receber ótimas avaliações este ano”, diz Diovani Frigo, proprietário da Araucária, que também venceu um reality show da Netflix em 2021. “Foi um reality de empreendedorismo e nós ganhamos com a produção de água lupulada”, acrescenta.

    Com tantas conquistas, não é surpresa que a cidade tenha se tornado referência na produção de cervejas especiais.

    Com a crescente demanda, as cervejarias estão impulsionando a economia e o turismo em Maringá e região. “Valorizamos a matéria-prima dos nossos agricultores locais, contratamos pessoas, investimos em tecnologia e atraímos turistas em busca de novas experiências. No ano passado, criamos a Rota da Cerveja Encantada durante o período do Natal. Hoje, as cervejarias são responsáveis por empregar cerca de 1,5 mil pessoas, diretamente e indiretamente”, compartilha Schiavoni, com entusiasmo.

    Julgamento do CBC
    O palco para esta emocionante batalha de cervejas será montado entre os dias 2 e 4 de março, em Blumenau. Especialistas em cerveja de todas as partes do mundo atuarão como jurados do CBC.

    “O mercado de cervejas especiais está cada vez mais competitivo. Oferecer uma cerveja de alta qualidade é fundamental para se destacar. E as cervejarias de Maringá estão no topo! Temos um produto incrível”, garante Schiavoni. Os resultados do CBC serão divulgados durante o Festival Brasileiro da Cerveja, entre os dias 7 e 9 de março, também em Blumenau.

    O diretor do Nucem está confiante de que as cervejarias locais trarão uma nova leva de medalhas para Maringá. “Com certeza! Nossas cervejas são excelentes”, afirma. Schiavoni ainda faz um apelo:

    “Muitos maringaenses ainda não tiveram a oportunidade de experimentar o líquido precioso que produzimos aqui. Nossas cervejas são reconhecidas internacionalmente pela qualidade. Nós, mestres cervejeiros, convidamos a todos para explorarem as nossas cervejarias da cidade. Neste ano devem participar do CBC as cervejarias Sabores do Malte, Araucária e a Schnauzer Bier”, conclui.

     

    Foto: Marcos Schiavoni, Leandro Almeida e os prêmios no CBC/Divulgação

    Comentários estão fechados.