Mutirão e fumacê são realizados em Maringá para combater a dengue

Os agentes de combate às endemias vão vistoriar 1.607 imóveis e atender cerca de 3.100 pessoas.

  • Foto: Rafael Macri-PMM

    Neste sábado, 17, a partir das 8h, a Secretaria de Saúde de Maringá vai realizar um mutirão na região dos bairros Jardim Paris III e Parque das Laranjeiras para eliminar focos do mosquito da dengue e orientar a comunidade. Os agentes de combate às endemias vão vistoriar 1.607 imóveis e atender cerca de 3.100 pessoas. A Secretaria de Fazenda também vai participar da ação, notificando os proprietários de imóveis em situação de má conservação, como lixo e mato alto.

    O secretário de Saúde, Clóvis Melo, alertou a comunidade para a adoção de medidas de prevenção, como evitar água parada e manter os quintais limpos. Ele disse que a maioria dos focos do mosquito está dentro das casas e que a dengue pode ser fatal. Ele pediu que as pessoas recebam os agentes e colaborem com o trabalho.

    A partir desta sexta-feira, 16, no período da tarde, a Secretaria de Saúde também vai aplicar o fumacê em áreas de 12 localidades da cidade, que apresentam maior incidência de casos confirmados e notificados da doença. Foram selecionadas 702 quadras dentro dos bairros para aplicação do inseticida, que é a última estratégia no combate à dengue. Os pontos foram definidos de forma estratégica e podem ser consultados no site da Prefeitura de Maringá.

    Para que o fumacê tenha resultados, é necessário que a população adote algumas medidas durante a aplicação, como abrir portas e janelas, cobrir alimentos e utensílios, retirar animais domésticos e evitar contato com o produto. O site da Prefeitura de Maringá também esclarece algumas dúvidas comuns sobre o fumacê e a dengue.

     

    Comentários estão fechados.