Sarandi intensifica ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue

A concentração foi na Praça dos Pioneiros e em seguida os agentes percorreram bairros com maior índice de proliferação do mosquito, recolhendo recipientes que podem acumular água.  

  • Foto: Divulgação

    Na manhã desta quinta, 1º de fevereiro, Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACEs), da Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi, apoiados por estruturas das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, se mobilizaram para reforçar a prevenção ao mosquito da dengue. A concentração foi na Praça dos Pioneiros e em seguida os agentes percorreram bairros com maior índice de proliferação do mosquito, recolhendo recipientes que podem acumular água.

    A ação se repete amanhã, 2, com concentração a partir das 7h30 ao lado da Igreja São Paulo Apóstolo. Mesmo protocolo será aplicado, com atividades de prevenção em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos vazios. “Intensificamos os trabalhos de prevenção a partir da constatação do aumento da presença do mosquito em alguns bairros da cidade, o que exige ação pontual e efetiva. A participação do cidadão nesse processo é fundamental”, diz o secretário de Saúde, Márcio Manoel.

    De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, aponta que Sarandi, assim como muitos outros municípios da região, encontra-se com alto risco de epidemia de dengue. Jardim Cometa (13,4%), Jardim das Torres (11,7%) e Parque das Indústrias (10,7%) estão entre as regiões com maior índice de infestação. Lixo reciclável, garrafas, latas e plásticos continuam como criadouros mais comuns para o mosquito transmissor da dengue.

    A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas.  

    Comentários estão fechados.