Prefeitura amplia ações de conscientização sobre saúde mental e hanseníase

O ‘Janeiro Branco’ é voltado à saúde mental e à luta contra o adoecimento mental, e o ‘Janeiro Roxo’ é para alertar sobre o combate à hanseníase.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    O início do ano é marcado por duas campanhas importantes para promoção da saúde pública: o ‘Janeiro Branco’, voltado à saúde mental e à luta contra o adoecimento mental, e o ‘Janeiro Roxo’, para alertar sobre o combate à hanseníase.

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e palestras para profissionais da área sobre os temas. O município também reforçará a divulgação sobre os serviços da rede municipal de saúde para atendimento psicológico e rastreabilidade e tratamento de casos de hanseníase.

    No ‘Janeiro Roxo’, para alertar sobre sinais e sintomas da hanseníase, a Secretaria de Saúde realizará capacitação das equipes de saúde para avaliação e diagnóstico da doença. Nesta quarta-feira, 24, todas as UBSs estarão mobilizadas para orientar os pacientes sobre a doença. A hanseníase é uma doença crônica e caracteriza-se pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a transmissão e prevenir sequelas.

    Dentro da programação do ′Janeiro Branco′, a Prefeitura promoverá um espaço para promoção da saúde mental e bem-estar nesta sexta-feira, 26, e sábado, 27, com diversos atendimentos gratuitos para a comunidade e orientações sobre acesso aos serviços. A ação será no Shopping Avenida Center, das 12h às 17h, na Praça de Eventos, com educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos para atendimento e orientação da comunidade.

    Para reforçar a importância do atendimento multiprofissional na rede de saúde mental, o município realizará exposição de pinturas e trabalhos artísticos produzidos pelo Centro de Atenção Psicossocial II, que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, e o Caps III, que atende pessoas com transtornos mentais graves. A exposição das obras será no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). A abertura será em 29 de janeiro, às 14h, com apresentações musicais (confira a programação abaixo).

    O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que a rede municipal conta com diversos serviços para atendimento, tanto psicológico quanto relacionado à hanseníase. “São dois temas muito importantes em que toda a sociedade é convidada a refletir. Vamos ampliar as ações e fortalecer nossas políticas públicas em prol do bem-estar e promoção da saúde da comunidade”, afirmou.

    Confira a programação do ′Janeiro Roxo′:

    – 24 de janeiro – Mobilização em todas as UBSs para orientações sobre hanseníase
    Onde: 35 UBSs

    Confira a programação do ‘Janeiro Branco’:

    – 26 e 27 de janeiro – ′Espaço para promoção da saúde mental e bem-estar′
    Onde: Praça de Eventos do Shopping Avenida Center
    Horário: 12h às 17h

    – 29 de janeiro a 9 de fevereiro – Exposição de trabalhos artísticos produzidos por pacientes do Caps
    Onde: Centro de Ação Cultural Márcia Costa
    Horário: A abertura será às 14h. A exposição será de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30

    – 30 de janeiro – Palestra sobre saúde mental para profissionais da Secretaria de Saúde com neurocientista e fisiologista, Michele Marks
    Onde: Shopping Catuaí Maringá
    Horário: 9h

    Foto: Arquivo / PMM

    Comentários estão fechados.