Prefeitura capacita profissionais e orienta comunidade sobre tratamentos de prevenção ao HIV/Aids

Maringá oferece testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição gratuita de autoteste de HIV, preservativos e gel lubrificante.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    A Prefeitura de Maringá investe em ações para fortalecimento da rede de prevenção, testagem e tratamento do HIV/Aids. Em dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids (1º de dezembro), o município reforça as ações de conscientização para orientar a comunidade e profissionais de saúde sobre medidas de prevenção, acesso aos tratamentos e combate à discriminação.

    Nesta sexta-feira, 1º, em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Maringá promoverá capacitação para profissionais de saúde sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

    O objetivo é atualizar médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre a prevenção combinada, como a PEP e a PrEP, e demais tecnologias. A ação ocorrerá no auditório do bloco 6 da UniCesumar (Avenida Guedner, 1610), a partir das 8h.

    “O objetivo é conscientizar nossos profissionais e garantir atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes. Precisamos orientar a comunidade, mas é fundamental garantir uma rede de saúde fortalecida. O município conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e também realiza orientações e atendimentos nas UBSs e UPAs”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

    No ano passado, Maringá registrou queda de 23,6% nos casos de infecções por HIV, de acordo com dados da 15ª Regional de Saúde. Em 2021, foram 384 novos casos e, em 2022, o número de confirmações caiu para 293.

    O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento, Marcelo Silva, explica que as estratégias para prevenção ao HIV evoluíram e vão além do uso do preservativo. A Prefeitura de Maringá desenvolve estratégias de prevenção combinada na rede pública de saúde, que inclui oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição(PEP) e outras.

    A PrEP, por exemplo, é uma medicação de uso contínuo distribuída gratuitamente pelo CTA e que evita infecções pelo vírus HIV. Em Maringá, o tratamento iniciou em 2019 e, desde então, 1.100 pessoas iniciaram o acompanhamento da PrEP. Além disso, o CTA e todas as UBSs realizam testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição gratuita de autoteste de HIV, preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

    Confira perguntas e respostas sobre a PrEP:

    O que é a PrEP e para quem é indicada?

    A profilaxia consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, o que permite que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

    A medicação é gratuita? Como posso começar a usar a PrEP em Maringá?

    O município oferta a medicação e acompanhamento médico de forma gratuita. O paciente pode procurar o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e se informar para saber se há indicação para PrEP. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h30, sem necessidade de agendamento prévio. O CTA fica na Rua Tabaete, 396, no Jardim Tabaete.

    Confira perguntas e resposta sobre a PEP:

    O que é a PEP?

    A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste na prescrição de medicamentos em até 72 horas após contato da exposição de risco ao HIV.

    A medicação é gratuita? Como posso começar a usar a PEP?

    A medicação é gratuita. Neste caso, o atendimento é considerado de urgência e os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.