Roupas e brinquedos lideram a lista de presentes dos maringaenses, que vão gastar mais neste Natal, diz pesquisa

A pesquisa da ACIM tem como objetivo auxiliar os empresários do comércio a planejarem suas estratégias de vendas para o Natal.

  • Foto: Divulgação

    A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) realizou uma pesquisa com 427 pessoas entre os dias 7 e 10 de novembro para conhecer a intenção de compras dos consumidores para o Natal. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados pretendem comprar presentes na data, enquanto 9,6% ainda não se decidiram e 36,9% não irão comprar. Dos que irão comprar, 52% afirmaram que vão gastar mais do que no ano passado, sendo que a maioria (62,4%) vai gastar até R$ 500. Cada consumidor planeja presentear, em média, três pessoas.

    A pesquisa também mostrou que 78,1% dos entrevistados recebem 13º salário e que 41,4% deles vão usar o dinheiro para pagar as contas. Outros 14,9% vão investir, 14,7% vão comprar presentes, 14,9% vão aproveitar a Black Friday e 38,4% vão comprar na primeira quinzena de dezembro.

    As roupas são os presentes preferidos de 30,6% dos consumidores, seguidas pelos brinquedos (21,9%), calçados (10,5%) e utensílios domésticos (6,4%). Alimentos, bebidas, móveis, viagens, artigos de decoração e outros também foram citados. Quase metade dos entrevistados (44,5%) vai decorar a casa para o Natal e, desse grupo, 62,1% vai comprar novos itens de decoração, gastando até R$ 200 em 42% dos casos.

    A maioria dos consumidores (88,6%) costuma pesquisar os preços antes de comprar e 48,5% deles vão fazer as compras tanto em lojas físicas quanto online. Os que preferem as lojas físicas (40%) alegam que o atendimento e o contato com o produto são os principais motivos.

    A pesquisa da ACIM tem como objetivo auxiliar os empresários do comércio a planejarem suas estratégias de vendas para o Natal. Dos entrevistados, 69,5% têm renda de até quatro salários mínimos.

    Comentários estão fechados.