Centro de Testagem de Sarandi oferece exames para diagnóstico e acompanhamento para hepatites, sífilis e HIV

Centro de Testagem de Sarandi
Compartilhar

Ação concentrada realizada em frente a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Sarandi, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu teste para diagnosticar hepatites B e C, alcançando 176 pessoas.

Junto ao centro funciona o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com equipe formada por enfermeiro, assistente social, psicólogo e infectologista.

A unidade funciona das 7h às 17h e oferece testes rápidos para hepatite B e C, HIV e sífilis. O agendamento pode ser feito pelo telefone. Caso o resultado do teste seja positivo, ali mesmo o paciente já é encaminhado para a realização de exames mais detalhados para o conhecimento do quadro geral.

‘’Já nos casos das pessoas que realizaram o autoteste adquirido em farmácia e tiveram um resultado positivo, é necessário realizar a validação no CTA para dar início ao tratamento também’’, afirma Emilia Angelica Silva Lima, enfermeira chefe do CTA Sarandi.

O tratamento, principalmente em casos de HIV, está disponível através do Sistema Único de Saúde. O acompanhamento é feito a cada seis meses. A unidade também oferece atendimento para pacientes que foram expostos ao vírus, sendo realizada avaliação e, caso necessário, encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em casos de exposição fora do horário de funcionamento da unidade, o paciente pode procurar diretamente a UPA, onde será avaliado o caso para a recomendação de medicações específicas antirretrovirais.

Vale ressaltar que todo o serviço oferecido no CTA é específico e sigiloso. Agentes públicos e privados são proibidos de divulgar qualquer informação que possa identificar um paciente. Todas as informações sobre exames e tratamento são protegidas por lei.

Serviços

Centro de Testagem e Aconselhamento: rua José Bonifácio, 1034, no Jardim Independência.

Horário de atendimento: 7h às 17h.

Fone (44) 3035-2992

Foto: Prefeitura de Sarandi


Compartilhar