Com Estar Digital em Maringá, servidores de fiscalização de estacionamento seguem trabalhando nas ruas

No total, 71 servidores atuam nas ruas de Maringá na fiscalização de veículos estacionados na área do Estar, e seguem com o trabalho de emitir as notificações e colocar no parabrisa dos carros.

  • Mesmo com a implantação do Estar Digital pelas ruas de Maringá, os 71 servidores que atuavam fiscalizando o estacionamento na área onde é cobrada a taxa para estacionar seguem atuando normalmente, conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá.

    De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, os servidores seguem na mesma função ainda que o sistema de cobrança pelo estacionamento na área do Estar tenha sido digitalizado. “Só os servidores podem emitir as notificações e colocar no parabrisa dos carros, isso segue obrigatório.”

    O Estar Digital, reforça o secretário municipal, foi implementado para facilitar ao usuário, que antes precisava se deslocar até os pontos oficiais da Prefeitura de Maringá para comprar o cupom de estacionamento e assim não ser multado quando estacionasse o veículo nas ruas principalmente da região central da cidade.

    Estacione Legal começou em maio
    Desde 15 de maio, o sistema conta com o aplicativo ′Estacione Legal′, que já está disponível para download, para que os motoristas possam cadastrar os veículos e carregar os créditos, sem a necessidade de ir até uma cabine ou deixar o ticket no veículo. Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o aplicativo ′Estacione Legal′, buscar pela cidade de Maringá, realizar cadastro e registrar a placa do carro.

    É possível colocar valores de créditos diretamente no aplicativo e a recarga poderá ser feita em várias formas de pagamento. Quando o usuário estacionar e acessar o sistema, após 30 minutos de tolerância, o aplicativo inicia o desconto automático dos créditos, referente ao período de duas horas de estacionamento (área azul 120 minutos e área verde 180 minutos).

    Caso o usuário saia do sistema em tempo inferior ao máximo permitido, será possível resgatar os créditos não utilizados, desde que seja solicitado. Dessa forma, é cobrado apenas o tempo de uso. Se o motorista ainda estiver utilizando a vaga após as duas horas, o aplicativo enviará uma notificação de irregularidade. A fiscalização também será reforçada por meio dos orientadores de estacionamento rotativo e viaturas com câmeras que contribuirão com o rastreamento de veículos irregulares.

    Os talões impressos anteriores ao novo sistema foram permitidos até 15 de junho. “Após este período, os tickets de papel podem ser trocados por créditos digitais na sede do EstaR”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. A sede do EstaR fica localizada na Rua Neo Alves Martins, 2597.
    As novas placas do EstaR Digital já foram instaladas nos locais onde há o estacionamento rotativo. As placas contam com QRCode, para que o usuário possa acessar e baixar o aplicativo, e informações sobre os dias de funcionamento do EstaR.

    Comentários estão fechados.