Maringá inicia capacitações do projeto ‘Construindo a Cidadania’ nesta quarta-feira, 1º

O projeto terá ações durante todo o ano de 2023, com apresentações do ‘Construindo a Cidadania’ às instituições públicas e privadas.

  • Por Gabriela Cadamuro / PMM

    Com o objetivo de disseminar o conhecimento quanto aos direitos fundamentais e sociais de jovens e adolescentes, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), realiza nesta quarta-feira, 1º, a primeira capacitação do projeto ‘Construindo a Cidadania’.

    Cerca de 100 profissionais do Núcleo Regional de Educação (NRE) serão capacitados. O encontro será às 8h, na sede do NRE (Av. Paranavaí, nº 665).

    O objetivo é promover o debate sobre temas pertinentes à cidadania. “Nosso objetivo é disseminar conhecimento para estes profissionais que atuam na educação de jovens e adolescentes. Com esta capacitação, vamos impactar, indiretamente, mais de 28 mil alunos cadastrados na rede estadual do município”, explica o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin.

    O tema que será trabalhado nesta primeira etapa é ‘Diversidade Racial’. A capacitação será ministrada pela advogada Natália Ferruzzi, representante da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maringá, e por Gislaine Gonçalves, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e presidente do Conselho de Promoção à Igualdade Racial (Compir).

    “Junto às questões pedagógicas e legislativas, a capacitação irá abordar a forma como um profissional deve atuar em casos onde a diversidade e a igualdade racial, ou a falta dela, estiverem em foco. Seguimos avançando e disseminando a cidadania e a pacificação social no enfrentamento ao racismo e todo tipo de preconceito”, destaca Predestin.

    O projeto terá ações durante todo o ano de 2023, com apresentações do ‘Construindo a Cidadania’ às instituições públicas e privadas, cronograma de palestras junto às unidades de ensino e demais entidades, apresentações dos resultados alcançados, entre outros.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.