UEM promove oficina gratuita de português para imigrantes e estrangeiros

UEM
Compartilhar

Com o objetivo de promover a inclusão de imigrantes e estrangeiros, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove oficinas gratuitas de português.

Os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, dia 31 de janeiro. Haverá oficina presencial, para o nível básico, e online, para o nível intermediário (confira abaixo os links para inscrição). Ambas as turmas iniciam no dia 30 de janeiro e terão carga horária de 24 horas.

Para a turma presencial, é necessário preencher o formulário online (clique aqui). As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, no bloco G34, sala 211, na UEM.

A oficina visa ensinar noções básicas da língua portuguesa, como o alfabeto e sons, numerais, vocabulário, diálogos de situações do dia a dia, costumes, cultura, leitura, escrita básica, entre outros temas.

Os interessados em realizar a oficina online, de nível intermediário, devem se inscrever no site do Programa de Integração Estudantil (Prointe) da UEM (clique aqui).

Nas aulas serão abordados temas como apresentações formais e informais de forma oral e escrita, a geografia e as características das regiões brasileiras, os feriados e festas nacionais, a compreensão de textos da cultura brasileira, a produção de escrita acadêmica, entre outros. As aulas serão ministradas entre os meses de fevereiro, março e abril, com encontros online para conversação às quartas-feiras.

“Novamente firmamos parceria com a UEM para integrar e auxiliar os imigrantes que querem melhorar e aprimorar os conhecimentos da língua portuguesa. Temos certeza que essa parceria vai longe”, afirma o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin.

Foto: Thiago Louzada / PMM


Compartilhar