Maringá realiza ações de combate à dengue nesta sexta (18) e sábado (19)

Prefeitura de Maringá realiza nesta sexta-feira, 18, o ′Dia D′ de combate à dengue em 52 escolas. No sábado, é realizado um mutirão contra a dengue.

  • Com o objetivo conscientizar as crianças sobre os cuidados necessários para conter a proliferação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Maringá realiza nesta sexta-feira, 18, o ′Dia D′ de combate à dengue em 52 escolas da rede municipal.

    No sábado, 19, também haverá mutirão de visitas e fiscalização nos bairros com maior incidência de casos da doença. As ações são realizadas por meio das secretarias de Saúde, Educação (Seduc), Limpeza Urbana (Selurb), Fazenda (Sefaz) e Instituto Ambiental de Maringá (IAM). No sábado, 19 de novembro, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue.

    “Realizar ações com alunos da rede do ensino fundamental garante que as orientações sejam disseminadas e intensificadas desde a infância, promovendo um debate maior sobre o tema dentro de casa”, reforça o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

    A abertura do ′Dia D′ foi realizada nesta sexta-feira, 18, às 9h, na Escola Municipal Piveni Piassi Moraes, com apresentação de teatro dos profissionais da saúde e cartazes sobre o combate à dengue, produzidos por alunos da instituição.

    No período da tarde, 52 escolas municipais desenvolverão ações de combate ao mosquito da dengue por meio de aulas expositivas, jogos, brincadeiras, teatros, fiscalizações ao redor das escolas e confecção de cartazes. As atividades produzidas pelos alunos serão divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Maringá, para que a população participe votando nos melhores desenhos. O resultado da enquete e a escola ganhadora serão divulgados no dia 17 de dezembro, no Espaço Saúde do Parque Alfredo Nyffeler (Buracão).

    Mutirão

    Já no sábado, 19, a Secretaria de Saúde intensificará as atividades de combate à dengue em áreas com maior incidência de casos. As equipes farão limpeza em fundos de vale e em pontos de descarte irregular de lixo, além de fiscalização em imóveis, principalmente em residências encontradas fechadas durante as vistorias feitas em dias de semana.

    “Durante nossas visitas sempre nos deparamos com residências fechadas. Os mutirões realizados aos sábados contribuem para recuperar esses imóveis. Nós realizamos as visitas domiciliares com o objetivo de destruir os focos de mosquito e orientar a população”, explica o gerente de Zoonoses, Eduardo Alcântara.

    Em busca de vistoriar 4,7 mil imóveis e estabelecimentos comerciais no sábado, os mutirões foram divididos em duas áreas. A fiscalização na região norte engloba os bairros Vila Nova, Vila Ruth, Parque Industrial I e II e Loteamento Liberdade Parte I e Parte II. Já a região sul tem como foco o Jardim Universitário e a Zona 7. Ambas as fiscalizações estão previstas para iniciar às 8h.

    Foto: Arquivo / PMM

    Comentários estão fechados.