Programa de Pós-Graduação da UEM alcança nota máxima da Capes

Além da nota 7 alcançada pelo PEA, outros seis programas da UEM obtiveram nota 6.

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com nota máxima 7 atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), expressando excelência em nível internacional.

    O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), criado em 1991, após a integração do trabalho desenvolvido por pesquisadores ligados ao Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) com cientistas ligados ao Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA).

    A UEM obteve o melhor resultado na avaliação quadrienal da Capes, agência do Ministério da Educação (MEC). Além da nota 7 alcançada pelo PEA, outros seis programas da UEM obtiveram nota 6. Agora a Universidade Estadual de Maringá possui 16 programas nota 5, 20 com nota 4, e 11 nota 3.

    Este tipo de avaliação é feito a quatro anos, envolvendo, além dos cursos de mestrado acadêmico, como são os do PEA, o mestrado profissional e o doutorado. E gera notas que vão de 1 a 7.

    Este desempenho reflete a comunidade da pós-graduação da UEM. Outras informações sobre a avaliação quadrienal da Capes podem ser encontradas no endereço.

    Sobre o PEA

    O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais começou a ser idealizado em 1983, quando, com o apoio da Itaipu Binacional, um grupo de pesquisadores do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá passou a desenvolver estudos ictiológicos (peixes) no reservatório de Itaipu. Em 1986, esses professores criaram o Nupélia, que tinha entre seus objetivos a coordenação e apoio aos estudos de ecologia de águas interiores no âmbito da UEM.

    Assim, nasceu o PEA, primeiro com o curso de mestrado e depois com o de doutorado. Oferece as linhas de Pesquisa em Ecologia de Rios e Áreas Alagáveis e em Ecologia e Manejo em Reservatórios.

    O programa procura dar ao pós-graduando uma formação abrangente para atuar na área de conservação da biodiversidade e manejo de ecossistemas aquáticos continentais.

    Foto: reprodução UEM

    Comentários estão fechados.