Novas ciclovias formarão circuito integrado em Maringá

As novas ciclovias e a integração das vias vão ampliar o conceito da bicicleta como meio de transporte em Maringá.

  • Após receber o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), a Prefeitura de Maringá trabalha para aplicar o que foi definido no estudo dos modais de trânsito da cidade. O Plano indica a criação de um circuito integrado de ciclovias, que formará um quadrilátero para ligar bairros distantes.

    Já está em andamento o projeto da nova ciclovia da Avenida Tuiuti, que terá 4,4 km, e a reforma das ciclovias das avenidas Mandacaru e Pedro Taques, de 3,6 km e 3 km, respectivamente. Além disso, a ciclovia da Avenida Cerro Azul será prolongada até o Contorno Sul, chegando a 3,4 km, e a Avenida Pedro Taques terá prolongamento até o Conjunto Sumaré, com 1,7 km.

    As novas ciclovias e a integração das vias vão ampliar o conceito da bicicleta como meio de transporte em Maringá. “A gestão Ulisses Maia colocou Maringá como referência no uso da bicicleta como meio de transporte”, reforça o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

    Atualmente, Maringá tem 43 km de ciclovias. O objetivo da gestão municipal é chegar a 57 km até o fim de 2024. O PlanMob apontou que 52% dos maringaenses usam a bicicleta pela economia proporcionada com deslocamento para o trabalho, 34% para ir para a escola, 8% por questões de saúde e forma física e 6% para lazer. As bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos em Maringá, o dobro da média nacional, que é de 3%.

    Ciclovias em Maringá

    • Novas
    – Avenida Tuiuti – 4,4 km
    – Avenida Cerro Azul, prolongamento até Contorno Sul – 3,4 km
    – Avenida Pedro Taques, prolongamento até Conjunto Sumaré – 1,7 km

    • Reformas
    – Reforma da ciclovia da Avenida Mandacaru – 3,6 km
    – Reforma da ciclovia da Avenida Pedro Taques – 3 km

    Foto: Mileny Melo / PMM

    Comentários estão fechados.