Festival de Ilustração divulga programação e abre inscrições para workshops

O evento, idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano, oferece atividades gratuitas, sendo a maior parte delas online.

  • A segunda edição do Fima (Festival de Ilustração de Maringá) vai acontecer entre os dias 20 e 26 de junho  Imagem: Renato Domingos

    O evento, idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano, oferece atividades gratuitas, a maior parte delas no formato online, assim como ocorreu na primeira edição.

    São seis palestras (acessíveis em Libras), três workshops, uma análise de portfólio, uma apresentação sobre processo criativo e uma exposição presencial de artes visuais.

    “Para o Fima 2022, conseguimos ampliar ainda mais os nossos conteúdos e convidar mais artistas que são atuantes no mercado de ilustração, além de estarmos com um convidado super especial diretamente de Portugal”, comenta um dos organizadores, Kleverson Mariano.

    Voltado para as áreas criativas, como ilustração, design, arte digital, artes visuais e áreas afins, o objetivo é atender estudantes, artistas, ilustradores, animadores, publicitários, entre outros, possibilitando intercâmbio e inserção no mercado de trabalho, além do conhecimento.

    As únicas atividades presenciais são com a maringaense Soraya Tory, que ministra um workshop de aquarela botânica no dia 20 de junho das 9h30 às 11h30 e abre no mesmo dia a exposição “Brasileiras na arte” (ambas as ações no CAC).

    Nos dias seguintes, ocorrem workshops online de “Introdução à caricatura”, com Francis de Cristo; “Processo de aprendizagem”, com Gabriel Santin; “Apresentação de processo criativo”, com Magenta king (mostrando seu processo na produção de quadrinhos) e análise de portfólio, que será feita pela designer Carol Malavolta. As inscrições para o workshop e a análise de portfólio abrem no dia 10 e podem ser feitas no site do evento.

    Nos dias 25 e 26 são as palestras, três em cada dia, começando no sábado com o ilustrador português Tiago Galo, a designer e ilustradora Paula Cruz e encerrando com o Thunder Rockets. No domingo, ocorrem as palestras de Mauro Souza, Irena Freitas e Bruno Honda. Veja abaixo todas as informações.

    PROGRAMAÇÃO FIMA 2022:

    Dia 20/06 segunda-feira:
    Workshop aquarela botânica – Soraya Tory – 9h30 às 11h30 (no CAC)

    Abertura da exposição – Brasileiras na Arte – Soraya Tory – 19h no CAC (Av. Xv de Novembro, 514) – 20/06 a 15/07 de seg a sex das 9h às 17h

    Dia 21/06 terça-feira:
    Workshop “Introdução à caricatura” com Francis de Cristo às 19h (youtube)

    Dia 22/06 quarta-feira:
    Workshop “Processo de aprendizagem” com Gabriel Santin às 19h (youtube)

    Dia 23/06 quinta-feira:
    Análise de portfólio – por Carol Malavolta às 19h (online para inscritos)

    Dia 24/06 sexta-feira:
    Processo criativo – com Magenta às 19h (youtube)

    Dia 25/06 Palestras online
    O meu caminho enquanto ilustrador | Tiago Galo – 14h
    Capas de livro: sobre processo e percurso | Paula Cruz – 15h
    As entranhas da nave mãe | Thunder Rockets – 16h10

    Dia 26/06 Palestras online
    Profissão ilustrador | Mauro Souza – 14h
    Ilustração infantil | Irena Freitas – 15h
    Economia criativa | Bruno Honda – 16h10

    Todos os wokshops e palestras terão intérprete de Libras.
    Onde acessar: www.fima.com.br ou @festivalfima no instagram

    Comentários estão fechados.