Médico maringaense desenvolve procedimento inovador para tratamento de varizes

O doutor começou a pensar em seu método próprio após desenvolver tendinite em um dos polegares, por conta das muitas cirurgias de varizes que realizava.

  • O médico Daniel Amatuzi é especialista no tratamento de doenças venosas, como trombose e varises, em Maringá, há mais de 15 anos. Depois de estudar cirurgias tradicionais e outras alternativas, Amatuzi desenvolveu sua própria forma para tratar varizes.

    O doutor começou a pensar em seu método próprio após desenvolver tendinite em um dos polegares, por conta das muitas cirurgias de varizes que realizava. Então ele criou um protocolo único, que dispensou a necessidade de cirurgias para o tratamento de varizes, sendo todo o procedimento realizado com laser.

    “Criamos a técnica ATTA (Ablação Térmica Total Assistida), que dispensa cirurgia, em 2019. Estabelecemos protocolo detalhado fase a fase e todos os cuidados, desde a consulta diferenciada até a técnica, passando pelo cálculo exato da potência para tratar a veia sem danificar a pele”, explica. A técnica é ambulatorial, assim o paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento, andando.

    Para facilitar esse procedimento, o médico criou um produto próprio, o ATTA Control. É um dispositivo que auxilia o uso da fibra do laser para tratar as varizes, promovendo proteção contra contaminações.

    Amatuzi recorreu ao Sebrae Paraná para lapidar a ideia de um centro de treinamento, obtendo respaldo em gestão e planejamento estratégico. Começava um novo tempo para o consultório, aberto em 2012, com foco em cirurgia vascular. Com resultados e feedback positivo dos pacientes, a solução precisava ultrapassar os limites do consultório.

    Os treinamentos para profissionais que quisessem aprender sobre a técnica foram estruturados em 2020, até que Clínica ATTA Concept se tornou um centro de treinamento de referência para cirurgiões vasculares do Brasil e da América Latina. Mais de 58 profissionais já participaram do treinamento. As turmas são abertas quinzenalmente.

    “Não é simples, mas ver os profissionais passando por uma curva de aprendizado, todos estão conseguindo bons resultados, felizes e satisfeitos, com mudanças positivas na carreira e na vida dos pacientes, é gratificante”, declara o médico.

    Comentários estão fechados.