Jairo de Carvalho passa a ser nome de rua em Maringá

A homenagem, por iniciativa dos vereadores Ana Lúcia Rodrigues e Mário Verri, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores

  • A Câmara de Vereadores de Maringá aprovou por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de lei que denomina “Professor Jairo de Carvalho” a estrada 7416, localizada entre as Zonas 47 e 61, nas proximidades do Parque do Japão. A votação aconteceu na sessão desta terça-feira, 8.

    Como o plenário da Câmara não pode receber público no momento devido às medidas de prevenção ao coronavírus, os familiares do professor Jairo acompanharam a votação pela Internet, tanto em Maringá quanto em outros Estados.

    A homenagem da Câmara acontece a partir de projeto apresentado pelos vereadores Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e Mario Verri (PT) como forma de reconhecimento pelo trabalho de Jairo na coletividade maringaense, tanto como professor, quanto como militante em causas sociais. O professor morreu em abril do ano passado aos 61 anos vitimado por um câncer.

    Quando da primeira votação, na quinta-feira, Ana Lúcia e Verri destacaram que o professor Jairo deixa um grande legado, principalmente na Educação, como professor de escolas estaduais, e na educação superior, como professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    OUTRAS NOTÍCIAS

    ——————————————

    Jairo de Carvalho
    Professor tem imagem pintada na UEM

    Ex-vereadora de Maringá sofre infarto e morre

    jairo de carvalho
    Passagem de ônibus cai 20% segunda-feira

    Ana Lúcia citou que a convivência de Jairo de Carvalho com a UEM é intrínseca, tendo ele acompanhado toda a história da universidade, que foi implantada próximo à casa em que cresceu, depois como estudante do Curso de História e, por último, como professor.

    Como estudante, foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e um dos líderes da movimentação que levou à gratuidade do ensino nas universidades estaduais do Paraná.

    Segundo a vereadora, a partir de 1984 Jairo aumentou ainda mais sua ligação com a universidade de Maringá ao passar a fazer parte do corpo docente, onde se empenhou por uma UEM mais diversa, mais plural, e participou da criação de um cursinho pré-vestibular para estudantes negros.

    Mário Verri e Doutor Manoel Sobrinho (PL) falaram da atuação de Jairo fora da universidade e das escolas em que trabalhou, lembrando que ele foi um dos criadores da Associação União e Consciência Negra, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e passou sua vida envolvido em lutas sociais e lutas raciais.

    Veja também

    Comentários estão fechados.