“A Descoberta do Eldorado”, documentário sobre a história de Maringá, já está disponível no YouTube

Autoridades, pesquisadores, historiadores e interessados na história local, além de entrevistados pela produção, assistiram em primeira mão a narrativa sobre os primeiros anos da política local.

  • Cerca de 150 pessoas compareceram na última terça-feira ao pré-lançamento do documentário “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947-1988)”, projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com pesquisa e direção geral de Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e Cosmos Filmes.

    Autoridades, pesquisadores, historiadores e interessados na história local, além de alguns entrevistados pela produção, assistiram em primeira mão aos 69 minutos de narrativa sobre os primeiros anos da política local. Alguns dos presentes comentaram suas impressões, recomendando o filme que está disponível gratuitamente no YouTube, com todas as medidas de acessibilidade para surdos e cegos.

    O filme está na página do site Maringá Histórica ou neste LINK

    “Considero esse documentário primoroso do ponto de vista da técnica narrativa, combinando depoimentos de pessoas que vivenciaram os acontecimentos, com pessoas que tem expertise acadêmica, como é o meu caso e de outros colegas, recolhendo imagens de época, tendo uma enorme capacidade de sintetizar informações num curto espaço de tempo, numa combinação feliz da informação escrita e falada com a imagética”, comenta o historiador e professor Reginaldo Benedito Dias, também um dos entrevistados. Para ele, o documentário deveria ser exibido nas escolas.

    A descoberta do Eldorado
    A pioneira Barbara Cecily Bueno Netto Barros viveu os principais momentos da história política de Maringá, como mulher de um prefeito e mãe de dois Foto: Reprodução

    O pesquisador e conselheiro municipal de cultura Marco Antonio Deprá faz coro. “Achei lindo o documentário. Muita informação, mas muito equilibrado com a emoção. Acho que o Maringá Histórica é vitrine, dá visibilidade ao trabalho de muita gente, de historiadores, memorialistas. Eu conheço muita gente que começou a ver as postagens do MH e passou a se interessar pela nossa história”, comenta.

    O prefeito municipal de Maringá, Ulisses Maia, também compareceu ao lançamento e relembrou sua própria história. “Sou nascido aqui, tenho um amor muito grande pela cidade, conheço bema história de Maringá, já li muito e poder ver em imagens é muito legal, muito gratificante recordar toda essa história. Ficava imaginando meus netos e bisnetos lá na frente assistindo um filme contando a nossa história. Oque vale é aquilo que você deixa como imagem e por isso vale a gente ter a certeza de deixar uma bela história”, diz.

    A descoberta do Eldorado
    Cartaz da produção

    “Vivemos na atual Maringá, mas a maioria da população não tem a mínima ideia de todo trabalho que foi necessário para chegarmos na forma que a cidade tem hoje.Também não conhecemos as pessoas que lutaram pela cidade, seja na política, seja nas demais áreas de trabalho. Assim, considero muito importante ações que nos ajudem a conhecer melhor a história da cidade na qual vivemos e nos ajuda a sermos gratos por todo o trabalho feito por todos que vieram antes de nós”, diz a funcionária pública Adriane de Godoy Vieira.

    Comentários estão fechados.