Com oficinas e gibis, Sicredi União PR/SP ensina educação financeira

  • Escolas, entidades, empresas e paróquias são alguns dos locais em que voluntários da Sicredi União PR/SP estão ministrando palestras sobre educação financeira em dezenas de ações em municípios do norte e noroeste do Paraná, centro e leste de São Paulo. Mais de 170 voluntários participam de oficinas e entregas de gibis durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que começou no dia 8.

    educação financeira
    Voluntários da Sicredi União PR/SP levam palestras a escolas, empresas e instituições do noroeste do Paraná Foto: Divulgação

    Os voluntários integram um programa da cooperativa, o Você Pode, e passaram por uma capacitação de educação financeira para que sejam disseminadores do conhecimento. O grupo já ministrou palestras e oficinas para estudantes, servidores públicos e funcionários de redes de supermercados, de calçados entre outras empresas, além de professores da rede pública de ensino – a programação continuará até o dia 16.

    Em uma linguagem acessível, os voluntários citam exemplos práticos de educação financeira, que envolve guardar parte da renda, pesquisar antes de comprar, comparar preços e evitar compras por impulso.

    Uma das oficinas foi ministrada nesta terça-feira na Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (Anpacin), escola para surdos que funciona na Universidade Estadual de Maringá. Ex-aluno da escola por 19 anos, colaborador e voluntário da Sicredi União PR/SP, Luiz Henrique Gongora ministrou a oficina, dando dicas para crianças e adolescentes. Ele destacou a importância do controle financeiro, de planejar o futuro, do uso consciente do cartão de crédito, entre outras dicas. “Fui aluno da Anapacin dos 2 aos 21 anos, quando sai para fazer faculdade. Há falta de referência linguística sobre educação financeira”, pontuou.

    Professora da escola, Rosineide Aparecida de Souza gostou da palestra e pretende continuar a discussão de educação financeira com os alunos. “É importante ensiná-los para que aprendam a se organizar”, comenta.

    No próximo domingo a cooperativa vai realizar outra oficina de educação financeira às 15 horas, na Associação de Surdos de Maringá (Asumar). A programação da Sicredi União PR/SP integra a 8º edição da Semana ENEF, cujo tema é ‘Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: o PLA-POU-CRÉ e a sua Saúde Financeira’.

    Outra ação da Sicredi União PR/SP é a distribuição de gibis da Turma da Mônica com dicas de educação financeira. O material foi produzido em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e é distribuído por cooperativas do sistema Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Comentários estão fechados.