Prefeitura realiza na terça, 7, evento de hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda da PM

5 de setembro de 2021
Independência ou Morte, pintura de Pedro Américo / Reprodução

A Prefeitura de Maringá promove nesta terça-feira, 7 de setembro, dia da Independência, a Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Paraná e de Maringá. O evento será na Praça Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal, a partir das 9 horas.

As bandeiras serão hasteadas pelo vice-prefeito Edson Scabora; pelo presidente da Câmara Municipal Mario Hossokawa; e pelo comandante do 3º CRPM-PR, Tenente-Coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção.

Durante a cerimônia, segundo a prefeitura, haverá apresentação da Banda de Música do 4º Colégio da Polícia Militar que tocará o Hino Nacional e o Hino da Independência do Brasil. A banda iniciou suas atividades no dia 20 de março de 2019, com a iniciativa e regência do maestro soldado Micael Tarsis Ribeiro. Em 2020, o projeto musical do colégio foi expandido, iniciando a modalidade orquestra, sendo introduzidos instrumentos de cordas para cerimônias e eventos em que os soldados não marcham.

Independência
O 7 de setembro simboliza o início da liberdade da Pátria. Nesta data, em 1822, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil em relação a Portugal. Em Maringá, a data é tradicionalmente comemorada com um desfile. Em tempos de pandemia, mais uma vez a Prefeitura toma os devidos cuidados para evitar aglomeração e realiza uma cerimônia simples. Em 2022, a expectativa da prefeitura é voltar a promover uma grande festa, a altura da expectativa da população.